Heineken avança em equidade com 43% de mulheres líderes e metas de expansão

Iniciativa de formação em áreas técnicas visa fortalecer a liderança feminina e alcançar 50% até 2026

Heineken

Primeira turma do programa Elas que Brilham

O Grupo Heineken ampliou para 43% a participação de mulheres em cargos de liderança, um aumento de 6% em relação ao ano anterior, como parte de sua meta de alcançar 50% até 2026.

Entre as iniciativas que possibilitaram esse avanço, destaca-se o programa “Elas que Brilham”, voltado para a aceleração de carreira de mulheres em áreas majoritariamente ocupadas por homens, com o objetivo de prepará-las para cargos de liderança em até 12 meses.

Iniciado em setembro de 2023, o programa “Elas que Brilham” formou sua primeira turma com 11 colaboradoras de áreas de produção, das quais 90% foram promovidas após a conclusão. Para a próxima edição, serão incluídas 15 participantes de diferentes regiões do Brasil, com foco adicional nas áreas de Vendas e Distribuição.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 51,5% da população brasileira é composta por mulheres, mas, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), apenas 29% dos cargos de liderança nas indústrias são ocupados por mulheres.

Em resposta a essa disparidade, o Grupo Heineken tem reforçado suas ações voltadas à equidade de gênero, como o programa “Elas que Brilham”, que resultou em um aumento de 4% na representatividade feminina na área de Produção, que agora possui 33,3% de mulheres em cargos de liderança.

A empresa também adota práticas para desenvolver suas funcionárias por meio de um mapa de sucessão e um plano de desenvolvimento pessoal, que inclui mentorias e treinamentos, além de abrir vagas afirmativas.

“Desde 2021, estamos comprometidos em ampliar a presença de mulheres líderes no mercado cervejeiro brasileiro. Com nossas iniciativas, reforçamos a liderança feminina, especialmente em áreas predominantemente masculinas. Já atingimos 43% da meta, mas nossas ações de atração, retenção, promoção e desenvolvimento de mulheres continuam. Ainda temos dois anos para alcançar os 50%”, destaca Andrea Bianchi, diretora de Pessoas do Grupo Heineken.

A companhia também mantém seu compromisso com a equidade de gênero em todos os níveis hierárquicos. Atualmente, 44,4% dos cargos de vice-presidência são ocupados por mulheres. Em reconhecimento ao trabalho conduzido no Brasil, Raquel Zagui, vice-presidente de Pessoas, foi recentemente nomeada como gead global de Diversidade, Equidade e Inclusão do Grupo Heineken.

Imagem: Divulgação Grupo Heineken

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