O ano de 2020 tem sido positivo para o e-commerce no Brasil em geral, e não é diferente para o Grupo Pão de Açúcar. Além de apresentar consecutivas taxas de crescimento, trimestre após trimestre, o negócio online alcançou, na última semana de novembro, o número recorde de R$ 1 bilhão em vendas, resultado inédito e três vezes superior ao registrado no acumulado dos 12 meses de 2019.
O número histórico conquistado em 11 meses deste ano foi impulsionado principalmente pelo aumento da capacidade operacional do GPA e pelo ganho de market share do e-commerce alimentar – que ficou superior a 71% no 3º trimestre de 2020 de acordo com o EBIT Nielsen. Somente no último trimestre deste ano, por exemplo, as vendas online cresceram 240% em comparação ao mesmo período de 2019.
Ainda em novembro, o GPA iniciou a operação do seu marketplace com uma série de parceiros fortes e diversificados, o que deve impulsionar mais as vendas online nos próximos meses.
A meta de chegar a R$ 1 bilhão em vendas online estava prevista para ser atingida até o final deste ano. A Black Friday ajudou a acelerar esse resultado. O crescimento em vendas foi superior a 210%, na comparação com a data do ano passado. O grande destaque foi a categoria de bebidas (cervejas, destilados, etc), que representou 60% de toda a venda online na Black Friday da companhia.
Imagem: Reprodução