Brasil fica atrás apenas do México em número de shoppings na América Latina

O Brasil possui cerca de 600 shopping centers, ocupando o segundo lugar no ranking na América Latina, de acordo com dados da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers). O país está atrás apenas do México, que tem em torno de 650 estabelecimentos deste tipo. Existem por volta de 1,9 mil shoppings na América Latina.

Pesquisa realizada pela consultoria americana Lizan Retail Advisors aponta que o setor de shoppings na América Latina cresceu em média 5% ao ano na última década, com cerca de 100 novos empreendimentos a cada doze meses. 50 novos shoppings foram inaugurados na América Latina no último ano. Esta quantidade é menor que a de anos anteriores, mas não indica queda a longo prazo.

A Abrasce calculou que os shoppings brasileiros faturaram R$ 157,9 bilhões em 2016. Devido à recessão, em 2017 houve uma queda neste valor.

Mas cerca de 30 shoppings devem ser inaugurados até o final deste ano no Brasil, indica a associação. O Grupo de Inteligência de Mercado para a América Latina do Conselho Internacional de Centros Comerciais (ICSC, em inglês), acredita que o México seguirá na liderança, chegando a 760 shoppings em 2025.

O crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) per capita, a expansão de investimentos estrangeiros e a ampliação da classe média levaram ao desenvolvimento do setor de shoppings centers. Isso ajuda a movimentar a economia, pois junto com os conjuntos comerciais, surgem novas empresas, novas vagas de emprego e novos empreendedores.

*Com informações da Exame.com

*Imagem reprodução

 

Sair da versão mobile