Com 195 eventos programados para 2025, São Paulo deve receber 1,6 milhão de turistas

Os eventos de negócios, como feiras, congressos e convenções, são os mais numerosos, somando 103

Com 195 eventos agendados para 2025, São Paulo deve receber 1,6 milhão de turistas

Em 2025, a São Paulo será sede de diversos eventos de grande porte, entre shows, feiras e eventos esportivos, e é esperado que a cidade receba 1,6 milhão de turistas. Os dados são de um levantamento realizado pela São Paulo Turismo (SPTuris), empresa de turismo da Prefeitura de São Paulo, que aponta para este ano a programação de 195 eventos, totalizando 530 dias de execução, o que equivale a mais de um grande evento por dia.

Com sua capacidade de atrair visitantes, os eventos de negócios, como feiras, congressos e convenções, são os mais numerosos, somando 103. Os de entretenimento vêm logo em seguida, com 75, sendo 35 deles shows e festivais internacionais, como o Lollapalooza em março e o The Town em setembro. Além disso, há eventos esportivos, como a Fórmula 1, que na última edição movimentou quase 300 mil turistas.

De acordo com Marco Lisboa, CEO e fundador da 3, 2, 1 GO!, uma rede de franquias especializada em experiências de viagem, eventos de grande porte como shows e festivais não apenas atraem multidões, mas também geram um efeito dominó em setores como hotelaria, gastronomia, transporte e comércio. “A presença de turistas em busca dessas experiências movimenta bilhões de reais na economia local, fortalecendo negócios e criando novas oportunidades de emprego.”

O estudo da SPTuris estima que o público total desses eventos deve alcançar a marca de 8 milhões de pessoas. Em média, as grandes atrações recebem 20% de público vindo do interior paulista, de outros estados e do exterior. O número total de eventos ainda deve crescer, chegando perto de 300, principalmente com os agendamentos para o segundo semestre.

“Shows, festivais e eventos internacionais têm um forte apelo para turistas estrangeiros, especialmente em destinos icônicos como São Paulo. Com novas rotas aéreas e parcerias estratégicas, a conectividade internacional é reforçada, atraindo públicos diversificados”, explica Lisboa.

Promoção da cidade

Dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) indicam que, no primeiro semestre de 2024, o setor de turismo já havia faturado R$ 17,5 bilhões, um resultado impulsionado principalmente pelos eventos que atraem multidões ao longo do ano.

Lisboa avalia que essas realizações transformam São Paulo em uma vitrine internacional, posicionando a cidade como um hub cultural, gastronômico e de negócios, e mostrando ao mundo sua infraestrutura e diversidade.

“A promoção de um calendário recheado de atrações fortalece a imagem de São Paulo como um destino vibrante e dinâmico”, acrescenta.

Turismo na economia nacional

Em outubro de 2024, o índice de atividades turísticas cresceu 4,7% frente a setembro, segundo resultado positivo seguido, com ganho acumulado de 5,2%, de acordo com dados do IBGE. Com isso, o segmento de turismo se encontra 12,9% acima do patamar de fevereiro de 2020 e renova o ponto mais alto da série, superando em 4,4% o mês de junho de 2024, antigo ápice.

O ano de 2024 encerrou como um dos melhores para o setor de turismo da história. O Brasil alcançou a marca recorde de 6.657.377 turistas estrangeiros, um aumento de 12,6% em comparação ao ano anterior, segundo o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).

O Estado de São Paulo liderou com a maior quantidade de turistas, recebendo 2.207.015 visitantes, seguido pelo Rio de Janeiro, com 1.513.235.

“Grande parte do aquecimento do ramo do turismo é pós pandêmico. As pessoas descobriram que realmente ter carro novo, casa nova, mansões é bom, mas isso fica. Então agora elas estão investindo muito em experiências e viagens”, conta Lisboa.

Imagem: Shutterstock

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