A MERCADO&CONSUMO traz, semanalmente, as principais movimentações registradas no corpo diretivo de empresas relacionadas ao varejo e ao consumo no Brasil. Nesta semana, a Pernambucanas anunciou nova CMO; a Samsung Brasil confirmou novo vice-presidente sênior; e a Nestlé apresentou nova BEO de Culinários.
Confira, a seguir, as principais mudanças anunciadas por grandes empresas nesta semana:
Pernambucanas
A varejista Pernambucanas confirmou Flávia Molina como CMO da companhia, responsável por liderar as áreas de comunicação integrada, experiência do cliente, CRM, visual merchandising, comunicação corporativa e produção audiovisual.
Flávia possui mais de 20 anos de experiência em marketing, planejamento estratégico, gestão de produtos e serviços, e posicionamento, com passagens por diversas empresas, como Domino’s, Rede Globo, Pernod Ricard, Microsoft, Sony Ericsson, Reckitt Benckiser e Nestlé.
“Estou muito feliz em fazer parte do time Pernambucanas. É motivo de muito orgulho poder atuar junto a uma marca centenária, tão presente na vida dos brasileiros, e que vem se reinventando ao longo dos anos”, comenta a nova CMO da varejista.
Graduada em propaganda e marketing, a executiva possui especializações em inovação e alta liderança pela Universidade de Stanford.
Samsung Brasil
Gustavo Assunção é o novo vice-presidente sênior da Samsung no Brasil e passará a integrar o setor de marketing das áreas de Consumer Electronics e marketing corporativo.
Com uma carreira de 22 anos, sendo 15 deles dedicados à Samsung, o executivo contribuiu significativamente para o crescimento da empresa no segmento de smartphones premium no país. Ele também acumula experiência em empresas como Epson do Brasil e Editora Globo.
Assunção é graduado em marketing pela ESPM e possui um MBA executivo em administração de negócios.
Nestlé Brasil
Formada em marketing pela ESPM, Carolina Guimarães é a nova BEO de Culinários, unidade de negócios que abrange as marcas Maggi, Moça e Creme de Leite da Nestlé.
A executiva está na companhia há 14 anos e esteve à frente do Marketing de Bebidas ao longo de 2023. Carolina também atuou anteriormente em Culinários, como gerente de Marketing de Maggi por nove anos.
“Quero liderar e trazer novos olhares para esse time, que já vem desempenhando um trabalho incrível, e que pode alcançar novos patamares, mesmo em marcas tão estabelecidas”, afirma a executiva.
Ela cursou o Programa de Gestão Executiva e MBA em administração de negócios, ambos pela Fundação Getúlio Vargas.
Água de Cheiro
A Água de Cheiro, marca no segmento de franquias de beleza e perfumaria, confirmou o apresentador Carlos Massa, o Ratinho, como novo sócio da empresa. Com esta adição, a marca pretende dar continuidade ao plano de expansão e atingir uma gama ainda maior de consumidores para impulsionar as vendas.
Além de participar ativamente nos negócios da empresa, Massa também garantirá a inserção da marca em alguns dos principais canais de comunicação do Brasil, por meio de ações de merchandising e inserções de rádio e TV nas emissoras do Grupo Massa.
“Como um empreendedor dedicado e apaixonado pela cultura brasileira, vi nesse projeto uma oportunidade ímpar de me unir à cultura e essência da Água de Cheiro. A relevância histórica da marca e a sua identidade nacional foram os principais fatores que me inspiraram a abraçar essa parceria, pois vejo muito da minha história e de muitos brasileiros nela”, conta Ratinho.
Digital Favela
Visando fortalecer sua equipe de estratégia e conteúdo, a Digital Favela apresentou duas novas contratações: Alyne Passos, que atuará como gerente de planejamento e conteúdo; e Priscyla Galvão, como supervisora de planejamento.
Jornalista de formação, Alyne é empreendedora e possui aproximadamente 10 anos de experiência no mercado de publicidade, com passagens por empresas e agências como Ogilvy, Heads Propaganda e Natura.
Priscyla é graduada em relações públicas e co-fundadora do RPretas, trazendo em seu currículo experiência no mercado de marketing de influência em empresas como Mutato, Music2Mynd, Play9 e Tastemakers.
Mart Minas
Thiago Vaz foi escolhido como o novo diretor Comercial do Mart Minas, rede de supermercados. Ele será responsável por gerenciar mais de 700 fornecedores, garantindo o abastecimento das 62 lojas da rede distribuídas em todo o estado de Minas Gerais.
ABIHPEC
A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) anunciou Henrique Jorge Sales, diretor sênior de P&D da Coty Brasil, e Sergio Gallucci, diretor de Tecnologia da Vollmens Fragrances, como novos membros de seu Conselho Científico-Tecnológico.
Sales ingressou na Coty Brasil em janeiro de 2020 como diretor de Pesquisa & Desenvolvimento, supervisionando áreas cruciais como Desenvolvimento de Produtos, Embalagem e Assuntos Técnico-Regulatórios. Ele é graduado em engenharia química pela Unicamp, com mestrado e doutorado em química orgânica pela mesma instituição.
Com mais de 40 anos dedicados à indústria de fragrâncias, Gallucci consolidou sua carreira em empresas como IFF International Flavors and Fragrances, Givaudan Suisse, Natura, Kellogg Brasil e Colgate Palmolive Brasil.
Imagens: Divulgação