Para alguns pode soar estranho, mas algumas redes de franquia têm evoluído a visão de promover engajamento para o público externo e também passaram a investir de forma massiva no engajamento das equipes. E não estou falando de produtividade e adesão à cultura. Estou falando de Marketing e de resultados.
No mercado americano, algumas marcas têm buscado formas estruturadas de simplificar a amplificação de sua mensagem, da marca e seus produtos e serviços pelas equipes. E, claro, também de expandir, conquistando novos candidatos à franquia.
Employee advocacy é como eles têm chamado essa estratégia, que se mostra como uma forma poderosa de usar as redes sociais para estender o alcance orgânico do negócio por meio de sua força de trabalho.
Parece simples, mas não é. Quem trabalha com Marketing e busca crescer sua base de “embaixadores” sabe o quão lento pode ser esse processo. E, quando se fala dos colaboradores, isso não é diferente.
O engajamento dos funcionários para promover a empresa pode acontecer de várias formas, seja online, seja offline. Eles podem, por exemplo, compartilhar informações sobre os produtos, conteúdo proprietário da empresa ou mesmo contar sobre a cultura. Isso ajuda a fomentar a reputação da marca e com maior consistência, afinal, o compartilhamento vem de quem a conhece por dentro.
Utilizar as redes sociais para esse processo pode ser o caminho mais simples. Mas como engajar? A maioria das empresas tem utilizado a gameficação e a bonificação como forma de atrair o interesse das pessoas em contribuir com a estratégia. E para esse processo algumas etapas são necessárias, como criar os indicadores que serão medidos e estabelecer metas – geração de tráfego, cliques, comentários e compartilhamentos de posts podem ser o início. Outro ponto importante é estabelecer a forma como o conteúdo pode ser compartilhando de maneira que se preserve a identidade e a consistência da marca e, ainda, não limite ou restrinja a ação das pessoas.
Os benefícios também convergem para a marca na forma um maior entendimento das equipes sobre o negócio. Afinal, ao compartilhar, eles se informam sobre ele. Para uma equipe comercial, esse processo tende a ser mais natural e acaba por resultar em maior eficiência nas vendas – haja vista todo o poder do social selling durante a pandemia. Isso também vale para as equipes de expansão – compartilhar boas histórias e a cultura atrai os olhares dos investidores.
Para os colaboradores, além da bonificação pelo engajamento social, há um benefício adicional. Eles passam a ser vistos pelo mercado como especialistas, uma reputação que se cria ao compartilhar conteúdo relevante.
Algumas empresas podem estar simplesmente negligenciando a força dessa estratégia por desconhecer o perfil “social” dos funcionários. Não é raro encontrar micro influenciadores na equipe, que podem simplesmente conseguir multiplicar a mensagem da empresa para centenas e até milhares de pessoas.
Como disse, não é tarefa fácil, mas tem se mostrado altamente eficaz. Que tal começar?
Caroline Bittencourt é diretora de relacionamento e experiência do Grupo Bittencourt.
Imagem: Envato/Arte/Mercado&Consumo