Thomas Schäfer é novo COO da Volkswagen; confira mais movimentações da semana

A Mercado&Consumo traz, semanalmente, as principais movimentações no corpo diretivo de empresas no Brasil

Mercado&Consumo traz, semanalmente, as principais movimentações registradas no corpo diretivo de empresas de varejo e consumo no Brasil. Nesta semana, a Volkswagen anunciou seu novo COO e futuro CEO, que assume o cargo a partir de junho; a SIG confirmou a chegada da nova CFO; e a L’Oreal Brasil informou a chegada da nova diretora de marca de Lancôme e Giorgio Armani no País.

Confira, a seguir, as principais mudanças anunciadas por grandes empresas nesta semana:

Volkswagen

O executivo Thomas Schäfer foi anunciado como Chief Operating Officer (COO) da Volkswagen no início de abril. Posteriormente, Schäfer assumirá o cargo de CEO em junho e também ingressará no Conselho de Administração como membro responsável pela marca de “Volume”. Ele também continuará como presidente da marca SKODAAuto, enquanto exerce a função de COO.

Schäfer possui vasta experiência na indústria automotiva internacional, tendo iniciado sua carreira na Daimler AG, em Stuttgart em 1994, onde ocupou vários cargos de gerência sênior. O executivo ingressou no Grupo Volkswagen em 2012, inicialmente à frente da produção internacional da empresa, onde era responsável por projetos de CKD e negociações em novos locais de produção.

SIG

A SIG Combibloc para as Américas anunciou Samara Dias como nova CFO da empresa. Ela chega na empresa para trazer suas experiências em finanças com um histórico de carreira construído em companhias multinacionais do setor industrial e de bens de consumo. A nova CFO chega para o cargo após passar uma temporada na Colômbia.

Samara é graduada em administração de empresas em finanças pela Anhanguera Educacional, e possui MBA em liderança internacional pela Universidade Bocconi da Itália. A executiva já atuou como CFO para Equador e Colômbia, controladora sênior para a América Latina, gerente de planejamento financeiropara Brasil e Chile, coordenadora financeira e especialista em projetos em empresas como Prysmian Group, AVON e TOTVS TRIAH.

L’Oreal Brasil

empresas
Marcela D’Ávila, nova diretora de marca de Lancôme e Giorgio Armani no Brasil

Marcela Campos D’Ávila foi anunciada pela L’Oreal Brasil como nova diretora de marca da Lancôme e Giorgio Armani no País. Em sua nova função, Marcela terá como tarefa fundamental liderar a estratégia de produtos de luxo no Brasil.

A executiva é formada em publicidade e propaganda e jornalismo pela PUC-RIO e possui MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC. Ela tem mais de 15 anos de experiência em cadeiras de negócios em indústrias multinacionais de bens de consumo, serviços e nos segmentos de beleza e telecomunicações.

Marcela passou por empresas como a TIM, em que exerceu o cargo de gerente de marketing para o setor B2B. Na L’Oreal, começou sua trajetória em 2015, onde foi gerente de Antissinais. Em 2021 assumiu a liderança de todo o marketing de La Roche-Posay, sendo a responsável por desenvolver a marca e consolidar o Brasil como segundo país mais importante para a marca globalmente. A diretora tem liderança sólida e mentora profissionais negras no Programa Mentoria Colorida desde 2020.

Investfarma

A Investfarma, companhia do setor de varejo farmacêutico, anunciou Sérgio Nóia como novo CEO da empresa. Ele tem larga experiência como executivo de ponta de diversas companhias como Walmart, Pão de Açúcar, Carrefour, Makro, Consultoria Enéas Pestana, entre outras. Sérgio tem MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e atuou como professor de Estratégia de Negociação na FGV/SP e na FIA (Fundação Instituto de Administração).

Em seu novo cargo como CEO, Sérgio Nóia comandará o novo ciclo da Investfarma, que possui dois modelos de negócio, o físico, com 94 lojas das bandeiras Poupafarma, Drogaria Marcelo e Drogaria Estação, e o digital, com a Farmadelivery.

Nesse novo momento, a empresa, segundo explica Nóia, vai intensificar a utilização de ferramentas modernas de gestão e tecnologia, com ênfase na estratégia de integração e desenvolvimentos dos diversos canais, colocando o cliente no centro das operações.

SoulCode Academy

Carmela Borst assumiu o cargo de CEO da Soul Academy, edtech focada em inclusão digital. A executiva passa a se dedicar totalmente ao projeto do qual é idealizadora e fundadora. Sua chegada soma-se aos trabalhos do cofundador e diretor-geral, Fabrício Cardoso, que iniciou e segue liderando o processo de expansão da empresa.

“Em um país com desigualdade de oportunidades, com mais de 12 milhões de desempregados, oferecer capacitação 100% gratuita e a fazer a ponte para empregabilidade dentro de empresas era tudo que eu sonhava. Foi daí que nasceu a SoulCode”, explicou a executiva.

A CEO é especialista em marketing, tecnologia e ESG. Ocupou por mais de 25 anos posições executivas para América Latina em empresas multinacionais como Oracle, Infor e Aon. Ela é formada em em administração pela FEI e também estudou em Stanford, Harvard e IBGC. Também atua como conselheira das ONGs, Casa do Zezinho, Gerando Falcões e Instituto Ser+.

Carmela já foi vice-presidente da Oracle, e acaba de deixar o cargo de VP de marketing e comunicação para América Latina da Aon. Sua trajetória profissional é cercada de experiências no setor de tecnologia para o bem, ativista social, suas causas são a educação, diversidade e combate à pobreza.

Imagens: Divulgação

Sair da versão mobile