Um dos componentes visuais mais antigos do WhatsApp, a barra verde que ocupa toda a área superior do aplicativo, poderá desaparecer em breve. É isso que aconteceu em uma nova atualização da versão de testes do aplicativo, que removeu a barra verde e manteve o fundo branco presente no restante da interface.
Já a barra inferior, adicionada em uma atualização recente, ganhou detalhes em verde e teve o nome “Atualizações” (“Updates”) alterado para “Status”. Os poucos elementos em verde do app, na nova versão, assumem um tom mais claro da cor.
A barra verde superior, que existe há pelo menos uma década no aplicativo, deve sair também das telas interiores, de bate-papo e de informações de contato.
Embora as mudanças já tenham aparecido na versão beta do app, ainda não há uma previsão para a atualização ser lançada a todos.
Outras novidades recentes do app trazem a possibilidade de desativar a visualização de conteúdos e links no iOS, garantindo maior privacidade e segurança, a adição de um botão de curtidas nas atualizações de status (o “story” do WhatsApp) e uma expansão da função de reações com emojis, similar à do Instagram.
Os novos recursos devem aparecer aos poucos nas próximas atualizações do aplicativo.
Fase de mudanças
O aplicativo vem passando por uma intensa fase de mudanças. O aplicativo com foco na troca de mensagens instantâneas é cada vez mais usado como um canal para negócios digitais.
A mais recente ocorreu no final de março, quando foi liberado para os usuários fixar até três mensagens diferentes em uma mesma conversa. Até então, desde dezembro do ano passado, só era possível fixar uma por vez.
Ao fixar uma mensagem, ela pode ficar em destaque por um período de 24 horas, 7 dias ou 30 dias, dependendo da escolha do usuário. Caso haja mais de uma mensagem fixada na conversa, o banner indicará o número total de mensagens fixadas, exibindo sempre a mais recente. Vale lembrar que o processo de fixação é diferente entre Android e iOS.
Outra novidade foi o lançamento recente do teste de transcrição automática para áudios em celulares Android. A ferramenta ainda não está disponível para usuários da versão beta e não tem previsão de lançamento, mas tem potencial para ser uma das principais novidades do ano no app.
O novo recurso vai permitir que os usuários recebam uma transcrição de qualquer mensagem de voz enviada ou recebida no aplicativo. O app vai utilizar reconhecimento de fala para realizar as transcrições e deve manter a criptografia de ponta a ponta como padrão. Além disso, essas transcrições vão ficar disponíveis em balões de mensagem abaixo do áudio.
Com informações de Estadão Conteúdo (Henrique Sampaio)
Imagem: Shutterstock