Natura, Havaianas e Petrobras lideram ranking de marcas que representam o Brasil

Levantamento revela expectativas da população em relação ao papel social das empresas

marcas

Cinco em cada dez brasileiros acreditam que existem marcas que representam bem o Brasil. Natura (10%), Havaianas (7%), Petrobras (6%), Guaraná Antárctica (2%) e O Boticário (2%) estão entre as mais mencionadas. As informações são da pesquisa “Brasilidades: quantos Brasis cabem no Brasil?”, conduzida pela MindMiners com 2.400 pessoas de todas as regiões do País.

O estudo buscou entender como as marcas contribuem para o senso de identidade nacional em um país com diferentes realidades culturais e regionais. A coleta de dados abrangeu homens e mulheres maiores de 18 anos das classes A, B e C.

“A presença dessas marcas no topo do ranking demonstra como elas se conectam emocionalmente com os consumidores, seja por meio de produtos icônicos, pela valorização da brasilidade ou por sua história e impacto social e ambiental”, afirmou Danielle Almeida, CMO da MindMiners.

A pesquisa também revelou que 67% dos entrevistados acreditam que as marcas deveriam ter mais responsabilidade social. Os principais pontos de expectativa incluem: salários justos e boas condições de trabalho (68%), sustentabilidade ambiental (67%), apoio a projetos sociais (57%), investimento em educação e capacitação (55%), incentivo à diversidade e inclusão (49%), acesso a produtos e serviços essenciais (44%) e posicionamento em questões sociais (42%).

Ao serem questionados sobre marcas que impactam positivamente o Brasil por meio de ações sociais, ambientais e culturais, os entrevistados citaram Natura (14%), Petrobras (6%), Itaú (4%), O Boticário (3%) e Banco do Brasil (3%). Ainda assim, 21% não souberam responder e 11% afirmaram que nenhuma marca desempenha esse papel de forma significativa.

“Hoje, mais do que oferecer produtos de qualidade, as marcas precisam demonstrar compromisso com causas que impactam a sociedade e o meio ambiente. Esse movimento se alinha com uma tendência global de consumo consciente, em que os clientes valorizam cada vez mais empresas que assumem responsabilidade social e contribuem para um futuro mais sustentável”, disse Danielle.

A pesquisa também mapeou a percepção regional. No Norte, 48% dos entrevistados identificam marcas representativas da região, como Natura (10%), O Boticário (2%) e Havaianas (2%). No Nordeste, o índice foi de 51%, com destaque para Natura (4%), Petrobras (3%) e Vitarella (2%). No Centro-Oeste, 45% citaram marcas locais, sendo Natura (6%) a mais lembrada. No Sudeste, 35% identificam marcas com representação regional, com Natura (4%), Havaianas (2%) e Petrobras (2%) entre as mais citadas. No Sul, 41% apontaram O Boticário (3%) e Natura (2%).

Diante do cenário, a Natura aparece como a marca mais mencionada nacionalmente e em quatro das cinco regiões. Além disso, 48% dos brasileiros afirmam que comprariam mais produtos de empresas que representassem melhor suas culturas e regiões.

“Empresas que adotam práticas sustentáveis, apoiam causas sociais e celebram a diversidade do Brasil conquistam não apenas a lealdade do consumidor, mas também um espaço no imaginário coletivo da população”, afirmou Danielle.

Imagem: Divulgação

Sair da versão mobile