O 8º Fórum Internacional de Franquias acontecerá nos dias 26 e 27 de setembro em São Paulo. Estarão reunidos no evento, que é organizado pelo Grupo BITTENCOURT, especialistas dos diversos setores para apresentar e discutir sobre as melhores práticas envolvidas no mundo do franchising e dos negócios.
Na edição de 2017, a inovação volta a fazer parte dos temas que serão tratados no evento. O assunto foi amplamente discutido na edição de 2015, e esse ano traz uma nova perspectiva para as redes de franquias e negócios.
Num mundo onde as pessoas, as relações, produtos e serviços estão em rápida e constante transformação a inovação se torna cada vez mais necessária. E quando falamos em inovação, consideramos o processo de abrir novos caminhos e oportunidades. Vai além de simplesmente criar novos produtos ou serviços. Inovar é quebrar paradigmas, é estar sempre a um passo à frente, é um pensamento estratégico, um processo formalizado para se olhar para o futuro, é pensar no resultado e na perenidade do negócio.
E cada vez mais a inovação está estreitamente relacionada a testar caminhos. No mundo atual, não há tempo para a perfeição. Colocar as ideias e projetos em prática em pouco tempo dá a oportunidade de corrigir erros e remodelar o projeto de forma a atender o consumidor da melhor forma possível.
E a primeira pergunta é: em seu negócio, existe uma cultura voltada para inovação?
As empresas em geral estão em um momento de transição de uma cultura acomodada, em que a inovação acontecia majoritariamente por necessidade para uma cultura de experimentação.
Ou seja, a força propulsora para explorar novas oportunidades aparecia nos momentos em que as redes passavam por alguma situação adversa como a crise econômica por exemplo. Hoje percebemos que começam a aparecer o que temos chamado no Grupo BITTENCOURT de “Cabeça de Startup”, ou seja, as empresas, mesmo as maiores, que muitas vezes podem ser consideradas mais lentas, começam a despertar para a necessidade de acelerar processos.
E essa aceleração vem de desburocratização e principalmente do empoderamento das equipes na tomada de decisão. Ao mesmo tempo é necessário o cultivo de uma cultura onde o senso de responsabilidade é latente. É comum vermos grandes empresas que devido à sua estrutura e complexidade são cheias de regras e hierarquia e, por isso se tornam menos inovadoras e mais lentas. O tempo que levam para viabilizar uma nova ideia aumenta o risco de perda do timing de lançamento. É preciso agilidade para colocar uma nova oportunidade ou prática no mercado e no negócio.
Aprenda com as Startups
Em uma startup o que vemos é um mindset diferente. A tomada de decisão é mais rápida, menos complicada, os riscos podem ser menores uma vez se utilizam da tática de “pivotar”, ou em inglês “pivot”. Este conceito em uma startup consiste em testar novas hipóteses e readaptar o plano à medida que os feedbacks do mercado e dos clientes começam a aparecer, este é um modelo capaz de criar estratégias adaptáveis com base nas experiências, e “fracassar” é nada mais que um aprendizado.
Franchising na prática, e agora?
No caso das redes de franquia, a inovação pode vir dos mais diversos pontos de contato. Os responsáveis por dar origem a ideias inovadoras podem ser desde franqueados, clientes, consultores de campo e até fornecedores, visto que toda essa cadeia faz parte do processo e possuem a experiência prática do negócio.
Uma franqueadora pode começar o processo de inovação olhando para dentro, para sua complexidade e rever processos para que a inovação flua com mais rapidez e saia do campo das ideias e chegue efetivamente à aplicação prática.
A Inovação também no modelo de eventos
A 8ª edição do Fórum também será diferente. Assim como as empresas têm se adaptado à transformação do comportamento do consumidor para gerarem conexão emocional, engajamento e experiências memoráveis o 8º FÓRUM INTERNACIONAL DE GESTÃO DE REDES DE FRANQUIAS E NEGÓCIOS traz em 2017 um novo olhar sobre os eventos de negócios. Desde 2010 o evento traz para o mercado tendências, cases de sucesso, reflexões e inspirações para as redes aplicarem em suas empresas. Em 2017 a ideia é surpreender a todos com excelência em conteúdo, interação e conexão.