Como a Inteligência Artificial vai impactar até o seu planejamento de Marketing

A primeira edição do Web Summit no Brasil e fora da Europa concentrou temáticas importantes sobre a Inteligência Artificial, sem deixar de lado a preocupação com o futuro

Como a Inteligência Artificial vai impactar até o seu planejamento de Marketing

Participar de grandes eventos é a oportunidade perfeita para conhecermos novas pessoas, fazer um bom networking, analisar a movimentação de empresas, surgimento de startups e, claro, absorver conteúdo de qualidade. Creio que tenha conseguido um pouco de tudo na minha primeira experiência com o Web Summit Rio.

O evento no Rio de Janeiro movimentou cerca de 22 mil pessoas, 91 países, quase 1 mil startups e mais de 500 investidores buscando o “novo unicórnio”. Se existe uma palavra para definir o Web Summit Rio é “intensidade”. Até por isso que o FOMO (Fear of Mission Out) chega com força em um evento dessa magnitude. Foi muito conteúdo para ver, aprender, consultar e analisar.

Mas, se eu puder definir o evento em uma palavra, arrisco-me a trazer um tema (pelo menos o mais falado): Inteligência Artificial. O ChatGPT, por exemplo, dominou as redes sociais e os debates nos últimos meses, por isso entendo que não poderia ser diferente. As empresas e os profissionais precisam extrair ao máximo todas as possibilidades que a IA pode oferecer, ainda mais porque ela é bem mais tangível que o metaverso – assunto que surgiu com muita força no último ano. Nesta edição, por exemplo, vi pouco sobre metaverso, e imagino que o tema seja deixado de lado nos próximos meses até surgir algo que, realmente, movimente o público. Mas, aqui fica um adendo: a próxima geração, a Z, é pautada e criada no metaverso, então, não vamos deixar tão de lado assim.

Falando um pouco mais sobre o conteúdo que vi e pelo qual me interessei no Web Summit Rio, faço uma menção ao Fernando Machado (profissional que admiro desde sua passagem pelo Burger King), CMO da NotCo. Ele participou de dois debates que me surpreenderam muito, ainda mais por conseguir imergir na pauta de Marketing com tantas possibilidades. Para quem ainda não conhece, a NotCo é uma empresa de alimentos que tem Inteligência Artificial no core do negócio, usada para criar opções de receitas sem carne animal. Durante as suas falas, Machado comentou sobre as possibilidades que o uso de IA pode trazer para o segmento de alimentação, mas ressaltou que toda nova tecnologia traz um desafio. Por isso, precisamos pensar em conjunto para que o uso seja feito de maneira positiva.

Na minha visão, a principal mensagem que fica, seja das palestras do Fernando, seja das outras que eu acompanhei, é que a Inteligência Artificial não é uma concorrente, e sim uma aliada. O executivo demonstrou isso com a campanha publicitária que a NotCo lançou recentemente, que se baseou no uso de ferramentas como Midjourney e ChatGPT. Daniela Braga, CEO da Defined.ai que dividia o palco com Fernando na discussão, trouxe alguns questionamentos importantes, como “onde essa IA pode chegar?” ou “será que há a possibilidade de as máquinas nos dominarem?”. Essa é uma fase conhecida por ASI – Artificial Super Intelligence, em que as máquinas teriam poderes sobre-humanos e se tornariam uma ameaça à Humanidade. De cara, pode parecer algo surreal, mas é importante trazer isso à tona.

Voltando ao ponto de vista trazido pelo CMO da NotCo, ele ainda se mostrou mais otimista (confesso que eu também estou pendendo para este lado), pois acredita que a tecnologia pode – e deve – ajudar em questões complexas, muito mais do que responder perguntas em um site. Já pensou em uma IA que consegue melhorar o acesso à saúde, tomar melhores decisões macroeconômicas e lidar com questões sociais e ambientais, como mudanças climáticas? Não acho que estejamos tão longe dessas possibilidades. Fernando disse, aliás, que a IA da NotCo, chamada Giusepe, consegue analisar moléculas dos alimentos e criar opções de receitas sem carne animal. Mas a empresa quer chegar no momento em que a tecnologia possa ajudar a criar alimentos e sabores que antes julgávamos impensáveis.

Também não poderia deixar de mencionar a palestra de Cassie Kozyrkov, Chief Decision Scientist do Google. Cassie trouxe um contraponto do hype da IA: ela existe muito antes do que a gente imagina. Cassie mostrou no palco principal o conceito das fases da Inteligência Artificial, que começa restrita apenas aos Pesquisadores. Depois, existe a fase dos Construtores, trazendo as teorias para serem resolvidas para os negócios. Só que, agora, chegou o momento de colocar a IA nas mãos dos Usuários Finais. Com todo esse contexto, essa revolução foi mais na experiência do usuário do que na tecnologia em si. Por fim, Cassie falou algo que me chamou bastante atenção: a desigualdade que a IA e as novas tecnologias podem causar, afinal, o abismo entre quem tem acesso e quem não tem pode ficar ainda maior.

O bom desses eventos é o quanto a sua cabeça sai fervendo de ideias e de possibilidades. Por estar diretamente ligado às várias frentes do Marketing, já imagino um mundo de novas tecnologias que devem surgir nos próximos anos e como, com as tecnologias atuais, conseguiremos mudar o nosso dia a dia.

Espero estar no Web Summit Rio 2024, já confirmado, para fazer um comparativo de quanto conseguiremos evoluir em um ano!

Jorge Kanashiro é gerente de Marketing da ClearSale.
Imagem: Shutterstock

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