Com bolso apertado, consumidor recorre a lembrancinhas no Dia das Mães

Além das lembrancinhas, a situação financeira deve motivar os brasileiros a mudar o tipo ou categoria de produto para um mais barato

Com bolso apertado, consumidor recorre a lembrancinhas no Dia das Mães

Um em cada três brasileiros pretende comprar ou já comprou algo para dar de presente no próximo Dia das Mães, segundo pesquisa feita pelo Google. O índice representa um crescimento de 5 pontos percentuais em relação à intenção de compra no mesmo período de 2022.

Com o bolso apertado, porém, o consumidor vai buscar produtos com ticket médio mais baixo e 35% afirmam que vão comprar apenas uma lembrancinha.

Dos entrevistados, 58% pretendem gastar até R$ 200 nas compras de Dia das Mães, o que representa um crescimento de 2 pontos percentuais em comparação ao ano passado. Por outro lado, as intenções de compra de produtos de maior valor caíram: 10% dos entrevistados afirmaram que investirão entre R$ 501 e R$ 1 mil na aquisição do presente, 2 pontos percentuais abaixo de 2022. Nos itens com valores acima de R$ 1 mil, a intenção de compra 9%.

“Mesmo com o bolso apertado, notamos que o brasileiro está mais motivado a comprar presentes neste Dia das Mães. Para se adaptar à situação financeira, as buscas por preços baixos e promoções parecem ainda mais acentuadas neste ano. A divulgação de ofertas e benefícios financeiros pode atrair quem estiver com orçamento mais apertado”, afirma Antonella Weyler, líder de insights para o segmento de Varejo do Google Brasil.

Para economizar

A tendência por presentes com custo menor se reflete nas buscas do Google desde o ano passado: as pesquisas pelo termo lembrancinha junto ao termo Dia das Mães cresceram, entre março e maio de 2022, 68% em comparação ao ano anterior.

Além das lembrancinhas, a situação financeira deve motivar os brasileiros a mudar o tipo ou categoria de produto para um mais barato (18%), comprar o mesmo tipo de produto, mas de marcas mais baratas (17%) ou comprar um número menor de presentes (17%).

“Por isso, é importante oferecer opções de presentes para todos os bolsos, com opções de marcas e categorias mais baratas. Da mesma forma, é necessário oferecer opções de parcelamento para categorias mais caras”, diz Weyler.

Os produtos das categorias moda (34%) e beleza & perfumaria (35%) lideram a lista de compras dos brasileiros para este Dia das Mães. Também cresceram as intenções de itens para casa (15%). Já a intenção por eletrônicos caiu de 17% para 14%.

O Google entrevistou mil brasileiros conectados, de todas as regiões e classes sociais, entre 27 e 28 de março, por meio de questionários onlline.

Imagem: Shutterstock

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