O Governo de São Paulo selecionou 106 startups para a primeira turma do Programa de Aceleração para Internacionalização de Startups Paulistas (SP Global Tech). A iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), em parceria com a InvestSP — agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) —, oferecerá capacitação gratuita e apoio à internacionalização das empresas paulistas de base tecnocientífica que forem selecionadas.
As startups escolhidas atuam em setores como tecnologia da informação, saúde, sustentabilidade e meio ambiente, mobilidade, logística, cultura e entretenimento, comércio, educação e capacitação. A capacitação online terá início na próxima terça-feira, dia 13. Das 106 empresas aprovadas nesta primeira etapa, 20 terão, na fase final, a oportunidade de participar de missões internacionais em alguns dos principais eventos mundiais de inovação, como a London Tech Week, em junho, na Inglaterra, e o Web Summit, em novembro, em Portugal. Essas empresas passarão por treinamentos específicos para as missões e contarão com um reembolso de até US$ 3 mil em despesas elegíveis, para custear parte dos gastos com a viagem.
“Esse é o início de um grande esforço para transformar o Estado de São Paulo em um reconhecido centro internacional de tecnologia e inovação”, afirma o secretário da SCTI, Vahan Agopyan.
O programa tem como objetivos promover o Sistema Paulista de Ambientes de Inovação (Spai) em mercados internacionais, atrair investimentos estrangeiros para o Estado de São Paulo, incentivar as exportações de produtos e serviços de tecnologia, consolidar a imagem de São Paulo como polo global de excelência em tecnologia e inovação, além de fomentar a troca de conhecimentos e aumentar a competitividade das startups paulistas.
Centro internacional
As empresas selecionadas terão acesso a uma série de atividades, incluindo mentorias individualizadas. O objetivo é que as startups consigam, por exemplo, validar e adequar seus produtos e serviços aos mercados-alvo e definir suas estratégias de internacionalização.
As ações também contarão com o apoio da Diretoria Internacional da InvestSP. A agência possui escritórios na América do Norte, Europa, Ásia e Oriente Médio, que atuam na abertura de mercados para as empresas paulistas, além de promover a atração de investimentos para São Paulo.
Imagem: Divulgação