A Caixa Econômica Federal (CEF) vai ofertar, no programa Caixa pra Elas, produtos que já estão na prateleira do banco. A diferença é que com um atendimento segmentado para mulheres, a instituição espera atrair esse público para suas agências.
Os produtos incluem, de acordo com o banco, poupança digital Caixa Tem, microcrédito, cartão de crédito com isenção de anuidade, maquininha de cartão e seguro, entre outros.
Todas as agências do banco terão atendimento especializado, e 8.000 funcionários estarão qualificados para este tipo de atendimento. Até o fim deste mês, 1.000 agências da Caixa terão espaços dedicados ao Caixa pra Elas.
Haverá ainda atendimento em um caminhão-agência, entre 10 de agosto a 2 de dezembro. O banco também terá agências-barco no atendimento especializado a partir do dia 16.
“Nós já ofertamos esses produtos, mas com um espaço específico, conquistamos a mulher para as nossas agências”, disse a vice-presidente de negócios de atacado do banco, Thays Cintra Vieira. Ainda de acordo a executiva, nos cartões de crédito, por exemplo, haverá benefícios específicos, com pontuação diferencial e benefícios que as bandeiras e a Caixa estudam em conjunto.
“Estamos fazendo essa segmentação para termos um atendimento especializado para mulheres”, disse a presidente do banco, Daniella Marques, em coletiva de imprensa sobre o programa realizada nesta terça-feira, em São Paulo. Segundo a presidente, a Caixa já é o banco do “dia a dia” dos brasileiros, operando serviços como os saques do FGTS, as loterias e também o seguro-desemprego.
Daniella afirmou que a Caixa pretende fortalecer sua atuação em sustentabilidade, motivo que levou a atual gestão a unir outras vice-presidências na área de sustentabilidade, que ainda deve ter um nome definido para o comando para a pauta. “Queremos ser referência em sustentabilidade no mundo.”
Mais de 250 espaços dedicados
A Caixa Econômica Federal também anunciou a inauguração de 250 espaços dedicados ao atendimento do público feminino, e este número deve ser elevado a 4.000 até o final do ano, de acordo com a presidente do banco público, Daniella Marques. Segundo ela, o mercado financeiro é pouco acessível ao público feminino.
“A linguagem do mercado financeiro não estimula as mulheres. Não há estímulos, compreensão ou tradução de como a preocupação com o dia a dia de uma mulher se traduz para um produto financeiro”, disse ela, durante coletiva de imprensa para comentar o lançamento do programa, realizada em São Paulo. “Teremos produtos com linguagens e desenvolvimento específico para mulheres.”
Daniella destacou que a Caixa está focando sua atuação nos micro e pequenos empreendedores na concessão de crédito. No Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), o banco já concedeu R$ 4,5 bilhões desde o começo da nova rodada, no último dia 25, disse ela.
A executiva afirmou ainda que o banco está se colocando como um “centro gravitacional” para conectar empresas em favor do combate à violência contra a mulher. Ela afirmou que o Banco do Brasil, o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Sebrae, a MRV e outras companhias já se uniram à Caixa neste compromisso.
Daniella também ressaltou que a Caixa antecipou o calendário de pagamento do Auxílio Brasil de R$ 600, e que quer fazer com que as mulheres beneficiárias do programa saibam que podem abrir um CNPJ sem perder o benefício.
Com informações de Estadão Conteúdo (Matheus Piovesana e Thais Barcellos).
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