Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Meios de pagamento

Usado por 90% da população do País em apenas 4 anos, Pix terá novas funcionalidades para 2025

Pix automático permitirá que o recebedor gere instruções de pagamentos periodicamente

  • de Felipe Mario
  • 6 meses atrás
Usado por 90% da população do País em apenas 4 anos, Pix terá novas funcionalidades para 2025

Já consolidado entre os meios de pagamento, o Pix, lançado em novembro de 2020, está em seu 4º aniversário e já é usado por cerca de 90% da população adulta no País, segundo dados do Banco Central do Brasil (Bacen). Para o próximo ano, trará novidades: o Pix automático e o Pix por aproximação.

As novidades foram tema do painel “4º aniversário do Pix: o que já aconteceu e o que mais vem por aí?”, apresentado por Carlos Eduardo Brandt, gestor de operações e gestão do Pix no Bacen, no primeiro dia do Dia do ACBr, evento co-realizado pela Mercado&Consumo, que acontece entre os dias 8 e 9 de novembro, no Espaço Arca, em São Paulo.

Programado para ser lançado em julho de 2025, o Pix automático permitirá que o recebedor gere instruções de pagamentos periodicamente, com valores de transferência que podem ser fixos ou variáveis.

Já a modalidade de pagamento Pix por aproximação, que já está disponível para clientes de algumas instituições financeiras, como C6 Bank e PicPay, tem como principal característica a facilidade de pagamento em pontos de venda. Após a máquina gerar o QR Code, o cliente poderá realizar o pagamento apenas usando a função NFC, tecnologia sem fio que possibilita a troca de informações entre dispositivos.

“Essa revolução, esse processo não vai parar por aqui. Várias outras funcionalidades já estão nesse trilho evolutivo. […] Aquilo que o Pix ainda não tiver capacidade de oferecer entrará nesse trilho de evoluções”, declara o executivo.

Reconhecido internacionalmente como um grande ecossistema de pagamentos, o Pix, que opera atualmente de forma totalmente online, também ajudou na digitalização da população brasileira. O formato de pagamento incluiu mais de 70 milhões de pessoas no âmbito digital. “É muito importante a gente olhar a questão da inclusão sob várias perspectivas”, diz Brandt.

Catástrofe no RS

Entre os meses de abril e maio deste ano, o Estado do Rio Grande do Sul enfrentou enchentes causadas por fortes chuvas na região, deixando milhares de pessoas em situação de emergência.

Diante dessa situação, a população brasileira se mobilizou para arrecadar doações para as cidades impactadas, e um dos meios mais usados para isso foi o Pix, que permitiu que, de forma rápida, as pessoas pudessem ajudar com doações de qualquer valor.

Segundo Brandt, se não fosse esse meio de pagamento, que facilitou as transações, a dificuldade de arrecadar doações financeiras para a população atingida pelas fortes chuvas seria ainda maior, tornando mais difícil fazer com que os valores chegassem às pessoas que precisavam.

Imagem: Mercado&Consumo

  • Categories: Automação, Destaque do dia, Meios de pagamento, Notícias, Tecnologia
  • Tags: BacenBrasilcomérciocomportamentocrescimentoEconomiaempresasestratégiaexpansãoexperiênciainovaçãoinvestimentomeios de pagamentosmercadomercado&consumonegóciospagamentoPIXserviçostecnologia

Conteúdo Relacionado

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

de M&C Media Labs 19 de maio de 2025

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

de Marcos Gouvêa de Souza 19 de maio de 2025

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

de Larissa Féria 19 de maio de 2025

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

de Redação 19 de maio de 2025

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

de Redação 19 de maio de 2025

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

de Redação 18 de maio de 2025

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

de Redação 18 de maio de 2025

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

de Redação 18 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile