Depois de 70 anos, Ikea aposenta seu famoso catálogo e mira na mídia online

A gigante sueca de móveis Ikea está encerrando a produção de seu famoso catálogo, publicação que por décadas deu a pessoas ao redor do mundo a chance de reimaginar seus arredores, apresentando de tudo, desde novas prateleiras e cadeiras a uma cozinha totalmente renovada.

“Para clientes e colegas de trabalho, o catálogo Ikea é uma publicação que traz muitas emoções, memórias e alegria”, disse Konrad Grüss, diretor administrativo da Inter IKEA Systems BV, franqueadora mundial da empresa, ao site NPR. O catálogo, disse Grüss, “tem sido um dos nossos produtos mais exclusivos e icônicos, que inspirou bilhões de pessoas em todo o mundo”.

Para muitos clientes, o catálogo servia como uma espécie de roteiro das amplas lojas da empresa. Mas as pessoas não estavam mais usando a publicação como antes, disse Grüss, citando mudanças na forma como as pessoas consomem mídia e como compram itens domésticos. Ele acrescentou: “A Ikea já está aumentando os investimentos digitais enquanto os volumes e o interesse no catálogo diminuíram.”

Decisão emocional, mas racional

O catálogo da Ikea cresceu de 285 mil cópias em seu primeiro ano para 200 milhões de cópias em 2016, um recorde. No auge, a gigante do varejo produziu cerca de 70 versões do catálogo em 32 idiomas diferentes. A edição de 2020 teve 200 páginas.

Mas no ano passado, diz a Ikea, suas vendas online aumentaram 45% em todo o mundo. Mais de 4 bilhões de visitas foram feitas ao site da empresa. A decisão de descontinuar o catálogo, disse Grüss, faz parte do plano da empresa de “atender os clientes onde quer que estejam”.

Imagem: Divulgação/Museu Ikea

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