Itália multa Amazon em 1,13 bi de euros por abuso de domínio do comércio online

Para autoridade de concorrência italiana, empresa prejudica seus concorrentes em logística de comércio eletrônico

Amazon encerrará serviço de telessaúde que construiu para funcionários e empresas

A autoridade de concorrência italiana informou, nesta quinta-feira, que impôs uma multa de mais de 1,13 bilhão de euros (US$ 1,28 bilhão) à Amazon.com por abuso de domínio do mercado, dizendo que a empresa de comércio eletrônico tem “domínio absoluto” no campo e que prejudicou seus concorrentes em logística de comércio eletrônico.

A autoridade, conhecida como AGCM, disse que as subsidiárias europeias e italianas da Amazon minaram a capacidade dos concorrentes de vender seus produtos online ao vincular o uso do serviço de logística da Amazon pelos vendedores a ofertas destinadas a obter mais visibilidade online, como o Amazon Prime.

“Ao fazer isso, a Amazon prejudicou operadores logísticos de comércio eletrônico concorrentes, impedindo-os de se proporem a vendedores online como fornecedores. Essas condutas ampliaram a lacuna entre o poder da Amazon e a concorrência também no negócio de entrega de pedidos”, diz o comunicado.

Os mercados concorrentes também foram prejudicados, pois os vendedores que usam a logística da Amazon são desencorajados a vender seus produtos em outras plataformas, disse o regulador.

Em um comunicado, a Amazon cita que o FBA “é um serviço totalmente opcional” e que pretende apelar da decisão, chamando a multa e as penalidades propostos de “injustificados e desproporcionais”.

Com informações de Estadão Conteúdo (Dow Jones Newswires).

Imagem: ShutterStock

Sair da versão mobile