Mais da metade dos brasileiros vão presentear neste Natal

Valor dos presentes será maior do que em 2021: 40,4% vão gastar entre R$ 150 e R$ 450 e 26,5% devem desembolsar de R$ 300 a 600

Mais da metade dos brasileiros vão presentear neste Natal

Os brasileiros estão otimistas e pretendem gastar mais com as compras de Natal neste ano. Segundo pesquisa de intenção de compras, encomendada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) à PiniOn, 51,1% vão presentear na data e 43,8% disseram que vão gastar mais neste ano: 40,4% vão comprar presentes entre R$ 150 e R$ 450 e 26,5% manifestaram que devem desembolsar de R$ 300 a 600.

“Houve expressivo aumento dos que manifestaram intenção de compra e importante redução da porcentagem de entrevistados que não vão comprar neste Natal, se comparado com o ano passado”, afirma Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP.

Realizada com 1.704 pessoas de todas as regiões do Brasil, a pesquisa aponta que 31,9% não têm intenção de dar presentes e outros 17% estão indecisos, mesmo patamar do ano passado.

”A melhora dos resultados em relação à pesquisa do ano passado pode ser explicada pelo avanço da ocupação, decorrente da recuperação da atividade econômica, pelo efeito positivo sobre a renda da injeção de recursos do governo federal e pela recuperação da confiança do consumidor, que avança no campo otimista”, afirma o economista.

Lista de presentes

Roupas, calçados e acessórios lideram as preferências de itens da lista de presentes com 48,9%. Somados a outros itens como joias, bijuterias e perfumes, perfazem 86% das intenções de compra. Boneca, brinquedos, decoração e enfeites, árvore e cartão de Natal também aparecem na lista, com 8,5%, 19,9%, 19,1%, 12,9% e 5,7% respectivamente. Viagens e hospedagens totalizam 18,8% das intenções.

Os aparelhos eletrônicos (celular, computador, notebook, tablete, eletrodomésticos) apresentam menor intenção de compra (27,4% e 39,4%). “Provavelmente pelo maior valor em relação aos artigos anteriores e por serem financiados em sua maior parte com crédito, cujo custo, em termos de juros, tem aumentado”, explica Gamboa

Diferentemente do que se esperava, a pesquisa apontou também que sete a cada dez entrevistados (79,3%) não anteciparam as compras durante a Black Friday. Com isso, Gamboa acredita que há chances de maior crescimento das vendas do varejo em dezembro. O pagamento à vista foi a modalidade mais citada entre os consumidores entrevistados. “Esta predominância se deve ao encarecimento do crédito”, avalia.

Imagem: Shutterstock

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