Muito além do chocolate: tudo sobre a jornada da Cacau Show em licenciamento, entretenimento e hotelaria

Confira detalhes sobre os novos negócios em que a empresa, maior franqueadora do País, tem apostado

A brasileira Cacau Show deve faturar, só neste ano, R$ 6,5 bilhões só com a venda de chocolates. Já há um tempo, porém, os produtos que deram origem à marca, tornando-a uma das maiores franqueadoras do varejo brasileiro, têm sido apenas uma parte de um conglomerado de negócios bem maior. Os investimentos liderados pelo fundador Alexandre Costa – ou Alê Costa, como é mais conhecido – alcançam áreas de licenciamento de artigos de moda, hospitalidade e, talvez o mais ambicioso de todos, entretenimento, parques de diversão.

Confira, a seguir, tudo sobre a jornada da empresa nestes diversos segmentos.

Maior franqueadora do Brasil

Em 2024, a Cacau Show alcançou, pelo segundo ano seguido, a liderança no Ranking ABF das 50 Maiores Redes de Franquias no Brasil por Operação, divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Com um total de 4.216 operações, a rede registrou um crescimento de 10,7% no número em relação à edição anterior. Em segundo lugar, apareceu O Boticário, com 3.689 operações e, em terceiro, ficou a rede de lanchonetes McDonald’s, com 2.662 operações.

Além das lojas tradicionais, a marca tem apostado em formatos diversos. As lojas contêiner da Cacau Show alcançaram a marca de mil unidades ativas no Brasil, consolidando o formato no setor de franquias. O modelo de franquia tem atraído novos empreendedores e, com um investimento inicial a partir de R$ 65 mil, já representa aproximadamente 45% das novas aberturas de lojas da marca.

Também neste ano, expandindo sua atuação no segmento do varejo alimentar e proporcionando mais conveniência para os seus clientes, a Cacau Show lançou a Machine Show, vending machine onde os consumidores podem adquirir os produtos da marca. O movimento teve o objetivo de fortalecer a atuação dos franqueados e proporcionar maior acessibilidade em diversos canais de venda.

Licenciamento para além dos chocolates

Neste ano de 2024, a Cacau Show fez sua estreia em uma área antes nunca navegada pela marca: em colaboração com a Pampili, especializada em moda infantil feminina, abriu uma nova frente de negócios, com uma linha exclusiva de calçados e acessórios para crianças. A primeira coleção foi lançada em setembro, com tênis da estampa dos Chocomonstros, personagens desenvolvidos pela varejista de chocolates, luzes piscantes, além de acessórios, como bolsinhas para meninas. Todo o valor arrecadado com os royalties da marca é destinado ao Instituto Cacau Show.

A parceria com a Pampili surgiu após a realização de uma pesquisa feita com consumidores infantis sobre as marcas que mais admiram. O estudo foi conduzido pela empresa de moda e a Cacau Show ficou em primeiro lugar. A partir daí, ocorreu a aproximação entre as empresas e a ideia de lançar uma linha exclusiva de calçados e acessórios. Para Alexandre Costa, “o cobranding é uma estratégia que se consolida como uma forte alavanca de negócios”.

Aquisições de outras marcas

Em 2013, a Cacau Show adquiriu 50,1% da rede Brigaderia e criou a a holding Cacau Par, com investimentos da ordem de mais de R$ 100 milhões em recursos próprios. Ao longo dos últimos sete anos, a Brigaderia cresceu 150% em faturamento. O negócio, formatado para ser uma boutique de um dos doces mais amados do País, faturava R$ 5,4 milhões em 2016 e passou para R$ 13,5 milhões no ano passado. No mesmo período, o número de lojas dobrou, passando de quatro para oito unidades, todas no Estado de São Paulo.

Neste ano, fez barulho no mercado ao anunciar a compra do Grupo Playcenter. O grupo, que ficou conhecido por manter um parque de mesmo nome por 39 anos em São Paulo, administrava diversas unidades do Playland dentro de shopping centers por todo o Brasil. Foi o primeiro passo de um projeto maior encabeçado por Alê Costa: a criação de um mega parque temático (leia mais abaixo).

Lab de tecnologia

A empresa não tem deixado, também, de investir constantemente em inovações e novas tecnologias. A marca montou uma loja futurista e interativa, que uniu experiências físicas e digitais, na 9ª edição do Latam Retail Show, em São Paulo. A Shop AI Cacau Show Lab – Powered by Gouvêa Ecosystem foi criada para explorar o que há de mais avançado no varejo por meio da fusão entre tecnologia, inovação e experiência de consumo.

Com a integração de 14 tecnologias, a loja imersiva demonstrou soluções voltadas à otimização da jornada do consumidor e à eficiência no ponto de venda. A Shop AI teve como fundamentos seis pilares estratégicos:

Hotéis

Outro setor em que a Cacau Show tem feito investimentos expressivos é o da hotelaria. A empresa administra, atualmente, dois hotéis. Em 2022, inaugurou o Bendito Cacao Resort & Spa, localizado em Campos do Jordão, em São Paulo. O espaço oferece diversas facilidades para os hóspedes, como SPA; experiências únicas com cacau; espaço exclusivo para harmonização de chocolate com vinhos; tirolesas; espaço kids com personagens da Cacau Show; trilhas em meio à mata da Serra da Mantiqueira; piscina aquecida com água mineral; campo de futebol; quadra de tênis; e heliponto.

No final de 2023, investiu R$ 100 milhões em seu segundo hotel temático. A empresa comprou e transformou um tradicional hotel de Águas de Lindóia, também no Estado de São Paulo, em um resort temático de chocolate. O hotel é voltado ao público familiar, oferecendo atividades para todas as idades. Entre as experiências exclusivas, estão spa, academia, sala de jogos, piscina coberta aquecida, piscina descoberta, sauna, pub, rooftop, parque indoor, quadras esportivas, uma área verde e uma cascata de chocolate.

Quarto temático da linha de chocolate Chocomonstros da Cacau Show

Parques de diversões

Mais recentemente, a Cacau Show iniciou a construção do seu primeiro parque de diversões outdoor. Chamado de “Cacau Park: a fantástica fábrica de felicidade”. O empreendimento será localizado em Itu, a cerca de 100 quilômetros da capital, e ocupará uma área de 7 milhões de metros quadrados.

Com investimento inicial estimado em R$ 2 bilhões, o projeto contará com mais de 100 atrações, incluindo brinquedos infantis, familiares e radicais, como “a maior montanha-russa da América Latina”. Desenvolvida pela Vekoma, empresa responsável por 85% das montanhas-russas dos parques Disney, a atração de 55 metros de altura e 1 km de extensão será percorrida em apenas 5 segundos a uma velocidade de 120 km/h.

O parque já nasce com outros números impressionantes:

“O que me inspirou muito a fazer esse grande investimento foi lembrar a primeira vez que a minha amada e eu estávamos na Disney. Nós, brasileiros de classe média, que estávamos ascendendo e investindo, sonhávamos em conhecer aqueles parques. À noite, vi a senhora Costa emocionada porque não imaginava que existia um lugar no mundo onde podíamos passar o dia brincando. É exatamente o que nos move para os próximos três anos da nossa vida”, disse Alê Costa.

Projeção de como será a Vila LaCreme, área do parque temático Cacau Park

Imagens: Divulgação e Reprodução

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