Mais de 7,8 milhões de lares passaram a comprar alguma ração para cão ou gato nos últimos quatro anos. Segundo estudo da Kantar, a penetração da categoria de pet food aumentou 12 pontos percentuais no período, alcançando 62% das famílias brasileiras. O perfil que mais ganhou espaço neste período foram domicílios sem crianças e com até 4 pessoas.
A categoria de pet food apresentou crescimento de 14,2% em valor entre junho de 2023 e o mesmo mês deste ano. O crescimento foi impulsionado principalmente pelo aumento de preços, que subiram 15,4%, sendo absorvidos pelos consumidores. Em termos de volume, a expansão foi de 10,4%, com destaque para as classes D e E, com 13,2%.
Mudanças nos canais de venda
O estudo revela mudanças significativas nos canais de venda: o setor especializado, que inclui pet shops e casas agrícolas, apresentou desaceleração de 3,7% em volume. As casas agrícolas, responsáveis por mais de 10% da participação nos canais especializados, foram as principais responsáveis por essa queda.
O e-commerce apresentou crescimento de 0,8%, com destaque para os aplicativos, que passaram de 31,7% de contribuição em 2023 para 38,8% em 2024. Ainda assim, o WhatsApp ainda lidera como o meio preferido para compras, com 44,8% das solicitações realizadas por este canal.
Preferências de consumo: cães e gatos
A preferência por tipos de alimentação varia de acordo com o pet. Para cães, a combinação de comida industrializada e caseira cresceu de 45% para 47,9% entre junho de 2023 e junho de 2024. Já para os gatos, a comida industrializada é destaque, indo de 61% para 62,1%.
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