A Coop – Cooperativa de Consumo anunciou investimentos de R$ 147 milhões, mais que o dobro dos 60 milhões aplicados em 2018. A rede pretende abrir três novas lojas e outras sete drogarias de rua, além de reformar quatro unidades e lançar um aplicativo para reforçar o relacionamento com seus clientes.
A virada do consumo, segundo Marcio Valle, presidente executivo da Coop, vem dando sinais de que irá acontecer desde o segundo semestre de 2018, período em que as vendas apresentaram crescimento entre 3% e 4% acima da inflação do período. “O consumidor está voltando ao mercado de forma muito moderada, mas está voltando”, destacou Valle. Com o desempenho positivo dos últimos seis meses, a cooperativa deve fechar 2018 com crescimento entre 2 e 3%, na comparação com o ano passado e faturamento na ordem de R$ 2,2 bilhões.
A rede conseguiu 60 mil novos cooperados e 817 mil pessoas realizaram compras nas lojas e drogarias da rede ao longo de 2018, fluxo 4% maior do que o de 2017.
De acordo com o executivo, as duas unidades contempladas no planejamento estratégico de 2019 ainda não têm endereços definidos e, das sete drogarias previstas, quatro já têm localizações confirmadas. Uma delas abre as portas no primeiro trimestre e ficará localizada no Mauá Plaza Shopping, em Mauá, e as demais em Santo André, São Bernardo e São Caetano e serão abertas até julho.
Mesmo com a concorrência acirrada que vem acontecendo no mercado de farmácias, as drogarias da rede apresentam bom desempenho e respondem por 16% do fornecimento geral da Coop. “Nosso projeto de expansão das unidades de rua continua sendo um negócio promissor, até pela sinergia que há com a operação das lojas de supermercados e pelo nosso conhecimento do ramo”, explicou Valle. A nova previsão da empresa é chegar em 2023 com 104 drogarias, entre internas e de rua.
Do investimento previsto para 2019, R$ 35 milhões serão empregados na reforma das lojas Pereira Barreto, Carijós (Santo André), Café Filho (São Bernardo) e Morumbi (São José dos Campos). Os projetos pilotos que foram iniciados em 2018, como a loja da Swift, a cafeteria e restaurante em parceria com a Nestlé, tendem a ser expandidos para as demais lojas da rede.
*Imagem reprodução