Supermercados não veem risco de faltar mão de obra em razão da covid

Setor conta, em âmbito nacional, com cerca de 3 milhões de colaboradores diretos e indiretos

Supermercados não veem risco de faltar mão de obra em razão da covid

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) afirmou em nota que “o setor conta, em âmbito nacional, com cerca de 3 milhões de colaboradores diretos e indiretos que dão segurança e garantia ao abastecimento diário dos consumidores, não havendo riscos de faltar mão de obra qualificada nas lojas diante do atual cenário (de contágio pela variante Ômicron da covid-19)”. A entidade afirma estar atenta à saúde dos funcionários e que, “em casos de testagem positiva, eles serão afastados, seguindo rigidamente às normas dos órgãos públicos responsáveis”.

A Abras diz ainda continuar a reforçar junto ao setor supermercadista o cumprimento dos protocolos para prevenção da contaminação pelo coronavírus.

Além de dizer que as lojas devem intensificar a limpeza dos carrinhos e cestas de compras que são as áreas de maior contato com as mãos dos clientes, bem como fazer a limpeza constante dos checkouts e pisos.

Cancelamento de voos

Mais de 150 voos foram cancelados após aumento de casos de covid-19 e influenza, tanto entre pilotos e demais tripulantes de aeronaves quanto entre a população em geral. Voos da Azul e da Latam foram os que mais tiveram de ser cancelados. A Gol não reportou cancelamentos.

No domingo, 9, a Latam informou o cancelamento de 47 voos. Na última semana, mais de 100 voos da Azul também foram cancelados.

Já a Gol informou que toma medidas para garantir a operação nos próximos dias. A empresa aérea diz oferecer remarcação ou reembolso sem custos adicionais aos passageiros.

Na Azul, funcionários receberam um e-mail do presidente, John Rodgerson, na noite da quarta-feira, 5, alertando para o “alto número de dispensas médicas” tanto no grupo de voo quanto em áreas administrativas da companhia.

A Azul informou que “mais de 90% das operações da companhia estão funcionando normalmente e que os clientes impactados estão sendo notificados das alterações, reacomodados em outros voos da própria companhia e recebendo toda a assistência necessária conforme prevê a resolução 400 da Anac”.

Com informações de Estadão Conteúdo (Talita Nascimento) 
Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile