Varejo Enxuto

Há muito que acredito que para o varejo ser sustentável ele precisa ser enxuto. O Varejo não consegue carregar despesas em demasia, taxa de ocupação elevada em elação a receita, mão de obra cara e pouco eficiente, estoque carregado, luz, comunicação,  manutenção….. Tudo isso impacta no resultado da operação irreversivelmente.

As margens tendem a ser mais apertadas pela concorrência, fora tudo isso, ainda existe a concorrência On-line muitas vezes da mesma empresa e também do resto do mundo!

Ficou complicado “varejar” atualmente, esqueça a retração do mercado, não é só isso que impõe aos varejistas desafios monstruosos de superação.

Não estou apenas falando dos períodos onde a captação de receita através da venda anda cada vez mais difícil, estou falando do negócio em si, como os americanos  dizem ,  a  “indústria” do varejo está comendo um dobrado ultimamente.

Quando as coisas apertam o lojista não tem por onde escapar, as despesas são fixas praticamente, e no final de tudo o encerramento da operação vira um caminho sem volta….

Como sobreviver nesse novo cenário tão hostil?

Citarei algumas possibilidades que individualmente ou em conjunto podem viabilizar o negócio e até mesmo torna-lo saudável, são elas não necessariamente nessa ordem;

 

Essas ações garantem um varejo enxuto ágil e de resultado, se não encontramos expertise interno buscamos quem aporte esse conhecimento no mercado, as consultorias estão aí para isso!

Quer saber mais, entre em contato com o nosso time, teremos um enorme prazer em ajuda-los!

Jean Paul Rebetez (jean.rebetez@gsmd.com.br)

Sair da versão mobile