Realizada entre os dias 9 e 11 de abril, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo, a 24ª edição da Autocom trouxe diversas novidades para o segmento do varejo, abrangendo desde inovações como pagamentos por reconhecimento facial em maquininhas de cartão, até softwares de gestão de pagamentos, estoque e vendas, passando por terminais inteligentes de PDVs, aplicativos de pagamento e APIs globais.
Na edição deste ano, ocorreu o Autocom Innovation Summit, em paralelo à feira e com curadoria da Afrac. O espaço foi voltado para discussões sobre temas relevantes ao segmento, com representantes do Bacen e lideranças de empresas como Google, AWS, Positivo, Microsoft, Intel, EY, Casas Bahia, PagBank, Stone, Rede/Itaú, Cielo, C6, Getnet, entre outras.
No último dia do evento, 11, líderes do varejo discutiram os rumos do setor. A feira contou com representantes da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad), Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Brasileira para o Comércio e Serviços (Afrac), Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (Cacb), Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (Cndl) e Associação Brasileira de Automação (GS1).
Além disso, diversas empresas compareceram ao evento para expor seus produtos e inovações para o setor.
Tectoy
A TecToy, fabricante de eletroeletrônicos, que participa da Autocom pelo terceiro ano consecutivo, apresenta soluções de automação comercial e meios de pagamento. Neste ano, a fabricante lançará o P3 MIX, P3 e P3K, proporcionando experiências interativas em seu estande principal, além de uma loja física e atrações diárias na Arena TecToy 360º.
Entre as ativações disponíveis no estande principal, a TecToy montou um minimercado onde os visitantes podem fazer pedidos de alimentos e bebidas por meio de um dos terminais de autoatendimento da empresa, o quiosque Android K2. Além disso, haverá uma bomba de gasolina também conectada a um quiosque Android K2, com o intuito de demonstrar aos visitantes como pode funcionar o abastecimento sem a necessidade de um frentista, com a bomba operando em conjunto com o sistema de autoatendimento no local.
Elgin
Para o evento, a Elgin anunciou o lançamento do Falco, um terminal de autoatendimento de balcão que possibilitará a venda ou pedidos de itens nos mercados. Podendo ser usado com o sistema operacional do Windows ou Android.
A marca também lançará o Self Checkout Loup, uma solução exclusiva para o mercado nacional. Um equipamento que possibilita uma segurança adicional na conferência dos itens vendidos para os setores de supermercados e varejo.
Positivo Tecnologia
Pela terceira vez na Autocom, a Positivo Tecnologia comparece ao evento para apresentar em seu estande dois modelos de maquininhas inteligentes de pagamento, a Positivo D400 e a Positivo D300, ampliando assim o portfólio de soluções da marca. Além disso, os lançamentos contam com recursos inteligentes baseados em um sistema operacional Android e um preço bastante acessível.
Os modelos D400 e D300 foram desenvolvidos para oferecer alternativas de custo competitivo às máquinas Linux. Esses novos produtos possuem um design compacto e ampla funcionalidade que possibilitam a integração em qualquer ambiente de varejo moderno.
Em parceria com a Payface, uma empresa catarinense de pagamentos por reconhecimento facial, os visitantes da Autocom poderão conhecer no estande da Positivo e acompanhar demonstrações desta novidade em maquininhas de pagamento.
PagBank
O PagBank, banco digital, anunciou o lançamento do PagBank Parcerias, um programa de relacionamento com empresas de automação comercial desenvolvido para disponibilizar aos clientes uma nova proposta. A novidade foi anunciada na Autocom e tem como objetivo auxiliar no crescimento das empresas.
A automação comercial utiliza ferramentas e tecnologia para automatizar tarefas, apoiando processos operacionais, como o atendimento ao cliente ou a geração de notas fiscais.
Imagem: Divulgação