O Salvador Shopping criou um projeto para oferecer conforto aos consumidores com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias. Com o nome Hora Silenciosa, a iniciativa garante que, durante a primeira hora de funcionamento do shopping, os ambientes terão os estímulos sonoros e visuais reduzidos. A ação será realizada em todo último sábado do mês.
O empreendimento teve consultorias com neuropediatras para sensibilizar colaboradores e lojistas através de treinamentos e bate-papos. Os representantes de cada uma das áreas do shopping apontaram as principais necessidades dos setores para minimizar os estímulos sonoros e visuais durante o momento de consumo e lazer.
O treinamento se estendeu para as equipes da brigada de incêndio e da sala de primeiros socorros, que foram preparadas para o atendimento dos autistas em crises de estresse na sala de acolhimento, montada especialmente para a ação.
Ações permanentes
Algumas iniciativas já foram implementadas de forma definitiva, como as vagas exclusivas de estacionamento para famílias de pessoas com TEA e abafadores de som e ruídos, que estão disponíveis para empréstimo gratuito nos Espaços Família durante o horário de funcionamento do shopping.
“As mudanças nos ambientes não seriam suficientes sem o trabalho junto aos lojistas e colaboradores do shopping. A participação de todos é fundamental para garantir a tranquilidade dos autistas dentro do nosso espaço. Além de inclusivo, o projeto é também educativo. Um chamado para o respeito à cidadania dessas pessoas”, destaca José Luiz Miranda, superintendente do Salvador Shopping.
Com informações de Varejo com Causa
Imagem: Divulgação