Com 35 milhões de visitantes mensais, o Assaí Atacadista coloca essa audiência no centro da estratégia de retail media da empresa, lançada em março deste ano.
Por estar no segmento favorito para a compra de alimentos e com salões de vendas que podem atingir até 10 mil m², o Assaí passa a oferecer novos formatos de mídia para agências e anunciantes interessados em aumentar a conversão de suas marcas, entre eles, o retail media, lançado para a unidade Vila Maria, na capital paulista.
A loja recebeu a instalação de painéis digitais no topo dos corredores de produtos. Cada loja conta com 13 desses espaços, posicionados estrategicamente para garantir visibilidade aos clientes. Logo abaixo das telas, ficam as principais ofertas vigentes. Esses novos pontos são totalmente personalizáveis para os parceiros comerciais.
Ativação inédita no Assaí Anhanguera
Atrelada à sazonalidade da Páscoa, o Assaí Anhanguera, na zona oeste da capital, realizou ativação inédita em parceria com Lacta e BIS, marcas da Mondelez. A instalação de um pórtico de led na entrada da loja cobriu todo o espaço, despertando a curiosidade de quem chegava logo ao entrar. A unidade recebeu um estande dos chocolates, a poucos passos do pórtico, aumentando a visibilidade dos produtos da empresa parceira.
O pórtico digital se tornou um dos novos formatos dentro da estratégia de retail media da rede atacadista. Após ser impactado pela ação, o cliente foi direcionado a um estande da marca parceira visando a conversão da compra.
“Quando falamos de retail media, é essencial considerar a audiência e a capacidade de conversão do espaço. Precisamos despertar o interesse do cliente e garantir que o produto esteja disponível no mesmo momento. Com o tamanho de nossas lojas, temos a vantagem natural de oferecer espaços que podem ser utilizados para várias ações e totalmente personalizados”, comenta Jonatas Calábria, gerente de Trade Marketing do Assaí Atacadista.
Números do atacarejo
Segundo o Assaí, desenvolver o trabalho de retail media foi um caminho natural diante do crescimento do formato de atacarejo no Brasil. Dados fornecidos pelo grupo apontam que, em 2023, um em cada quatro domicílios compram em uma das mais de 290 lojas do Assaí Atacadista.
“Isso tem feito as marcas olharem com mais atenção às nossas possibilidades de ativação, afinal, é onde está o consumidor, aprimorando o diálogo e nos desafiando a testar diferentes formatos de anúncios”, comenta Calábria.
Nos últimos três anos, a companhia abriu 115 lojas. A expansão rápida, segundo o grupo, foi possível devido às aquisições de pontos de venda (PDV) de uma rede de hipermercados e que permitiu ao Assaí entrar em regiões mais centrais de grandes centros urbanos e em pontos irreplicáveis por meio da expansão orgânica, aproximando-se das classes A e B.
A partir deste ano, o foco se volta para explorar e potencializar esses novos pontos. “Assim, ganhamos não apenas no relacionamento e na consolidação de parcerias com anunciantes, mas trazemos uma nova forma de rentabilizar os espaços de nossas lojas”, completa.
Varejo físico com oportunidade para parceiros
O executivo conta que há várias oportunidades de ativação em uma das lojas Assaí, as quais começam a partir do momento em que o cliente entra no estacionamento até a hora de passar pelo caixa de pagamento.
Pela própria natureza do atacarejo, 45% do público da rede é de clientes jurídicos, como comerciantes do varejo alimentar. Essa audiência segmentada permite aos anunciantes encontrar um canal assertivo de comunicação com essa clientela.
No modelo de mídia OOH (out of home), a marca Assaí divide o espaço com parceiros comerciais, direcionando o cliente tanto para o produto quanto para o ponto de venda onde poderá ser encontrado. No universo digital, a estratégia consiste em conectar as ativações de retail media ao modelo fígital adotado pela rede, que combina a experiência da loja física com a facilidade do ambiente digital.
Com mais de 12 milhões de clientes cadastrados, em 8 meses de operação, o aplicativo Meu Assaí é capaz de oferecer ofertas customizadas com base na geolocalização e no perfil de consumo. Os bons resultados levaram o aplicativo a ser um dos cinco varejistas com maior crescimento de downloads no Brasil.
“Acreditamos que as lojas físicas estão cada vez mais integradas ao ambiente digital, e a instalação de pórticos, totens e TVs promove uma interação mais eficiente entre a indústria e os clientes. Além disso, com o conhecimento do perfil de nossos clientes, podemos propor ações assertivas com nossos fornecedores, agregando valor às marcas e proporcionando uma experiência de compra mais satisfatória. Para isso, a visibilidade e a conversão são as palavras-chave”, conclui Jonatas Calábria.
Imagem: Divulgação