Brasileiros gastam, em média, R$ 1.416 em assinaturas digitais por ano

Dados da Bango mostram que os serviços de vídeo sob demanda são os mais populares no País

Brasileiros gastam, em média, R$ 1.416 em assinaturas digitais por ano

Os brasileiros gastam, em média, aproximadamente R$ 1.416 por ano em assinaturas digitais, de acordo com a pesquisa “A Guerra das Assinaturas: O Superbundling Desperta“, realizada pela Bango. Os dados mostram que o ticket mensal médio é de cerca de R$ 118.

O estudo contou com a participação de 6.400 consumidores e analisa a evolução e as oportunidades do mercado de assinaturas no Brasil e em outros países da América Latina. Os dados apontam que os serviços de vídeo sob demanda são os mais populares no País, representando 86% das assinaturas, superando categorias como música (52%), entrega de comida (46%), varejo (38%) e jogos eletrônicos (32%).

Sete em cada dez dos entrevistados alegam que não podem pagar por todos os serviços que gostariam, e uma parcela desses consumidores brasileiros (mais do que qualquer outro país da América Latina) afirma estar frustrada por não conseguir gerenciar todas as suas assinaturas em um só lugar.

Unificação de assinaturas

Em 2023, serviços como Verizon +play foram reunindo serviços como Netflix, Starz, Max, Paramount+ entre outros em um só lugar. Isso dava aos clientes a possibilidade de escolher e gerenciar as assinaturas que desejam manter. Essa prática é conhecida como Super Bundling no mundo e permite que os consumidores tenham maior controle sobre suas aquisições digitais.

A Bango destaca que isso representa uma tendência bem-vinda para os assinantes, com 73% afirmando que desejam uma plataforma para gerenciar todas as suas assinaturas em um só lugar. Já 69% gostariam de poder pagar por múltiplas assinaturas por meio de uma fatura mensal.

Tratando-se de serviços multifuncionais, os brasileiros apontam uma preferência pelas empresas de telecomunicações. Cinco em cada dez dos consumidores do País gostariam que sua operadora móvel oferecesse pacotes de super bundling, enquanto 28% disseram que esse tipo de serviço deveria ser oferecido pelos seus provedores de internet. Além do setor de comunicação, quase metade gostaria que seu banco ou fornecedor de carteira digital suportasse esse tipo de funcionalidade.

Para a Bango, as informações apontam que os assinantes de serviços digitais não querem apenas um hub de conteúdo, mas também que as empresas de telecomunicações ofereçam esses serviços com a adoção do Super Bundling.

Imagem: Shuuterstock

Sair da versão mobile