O grande trunfo para o Brasil crescer nos próximos anos é aumentar a produtividade em todos os setores. Com altas taxas de desemprego e PIB fraco, economistas alertam que só com o crescimento da produtividade brasileira, que é baixa, o PIB pode voltar a crescer com força.
Muitos especialistas consideram o varejo como a grande alavanca do PIB brasileiro, devido à sua natureza de envolver diversas cadeias produtivas, constantemente provocadas pela transformação estrutural do mercado, pela inovação e pelo próprio consumidor, inseridos em um mundo global e digital.
Além disso, o setor contribui para dar vida aos 5.565 municípios brasileiros e seu “vigor” se dá pela grandiosidade de cerca de 201 milhões de consumidores, pela cultura do consumo, pela abertura ao empreendedorismo e pelo potencial de gerar empregos diretos e indiretos.
Desta forma, como o varejista pode melhorar os índices de produtividade de suas lojas, aumentar o lucro e ainda ajudar o país a crescer?
Segundo Fernando Chinaglia, diretor da área de EC&D (Excelência Competitiva e Desenvolvimento), é fundamental para o desenvolvimento de qualquer negócio, ter conhecimento concreto dos indicadores e ter mapeado os principais processos.
“Monitorar indicadores e controlar processos nas áreas comerciais, operacionais e financeiras ainda é uma coisa nova para o pequeno ou médio empreendedor brasileiro. O improviso faz parte da nossa cultura há décadas, mas agora é a hora de mudar as regras do jogo”, afirma Chinaglia.
Assista ao vídeo de Fernando Chinaglia sobre o painel Mais Gestão, Melhores Resultados, que será ministrado durante o 17º Fórum de Varejo da América Latina, em uma das salas de conteúdo exclusivo do evento.