O setor de varejo registrou um aumento de 1,8% nas vendas em junho de 2023, em termos nominais, se comparado ao mesmo período no ano anterior, conforme constatado pelo Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), realizado pela Cielo, empresa brasileira de serviços financeiros. Segundo o levantamento, o resultado incorpora o efeito da inflação do período e reflete a receita de vendas observada pelos profissionais do varejo.
Com um crescimento de 4,9%, esse resultado foi impulsionado pelo macrossetor de serviços, juntamente com o setor de turismo e transporte e o setor de recreação e lazer. Já no macrossetor de bens não duráveis, a alta foi de 1,5%, destacando-se o segmento de supermercados e hipermercados.
“O crescimento do varejo em junho ante igual mês de 2022 está relacionado com a aceleração do segmento de turismo e transporte, que havia registrado queda em maio”, afirma o vice-presidente de Produtos e Tecnologia da Cielo, Carlos Alves. O executivo ressalta que os consumidores costumam planejar e realizar em junho as despesas das férias do mês seguinte.
No entanto, no macrossetor de bens duráveis e semiduráveis foi o único em que foi registrada uma queda, de 0,2% nos segmentos de materiais para construção e de livrarias e papelarias, contribuindo assim para a retração do macrossetor em junho.
E ainda de acordo com o estudo, as regiões que mais contribuíram para esse aumento foram: Nordeste (+2,7%), Sudeste (+2,2%), Sul (+1,2%), Norte (+0,5%) e Centro-Oeste (-0,4%).
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