Introdução à Inteligência Artificial no varejo
A Inteligência Artificial (IA) está transformando o varejo de maneira significativa e estudos recentes mostram que a IA pode:
- Aumentar a produtividade dos funcionários em até 45% (McKinsey & Company, 2023);
- Reduzir os custos operacionais em até 20% (Gartner, 2023);
- 80% dos CEOs acreditam que a IA é crucial para o futuro dos seus negócios (IBM, 2023);
- Ajudar as empresas a identificarem novas oportunidades e criar novos produtos, resultando em um aumento de receita de até 15% (Forrester, 2023).
A IA está impulsionando a automação, personalização e otimização das operações no varejo. A automação de processos, por exemplo, está liberando tempo para tarefas estratégicas, reduzindo custos e melhorando a gestão de estoque. Além disso, a personalização de produtos e serviços, baseada na análise de dados, está criando experiências únicas para os clientes.
Principais tópicos com maior aplicação de IA
Automação de processos: A IA está automatizando tarefas repetitivas, como atendimento ao cliente e gestão de estoque, aumentando a eficiência operacional e reduzindo custos.
Personalização: Análise de comportamento e recomendações personalizadas estão transformando a experiência do cliente, com ofertas e atendimentos adaptados às suas necessidades.
Prevenção de fraudes: A IA está sendo utilizada para detectar atividades suspeitas em tempo real, protegendo o varejo de perdas significativas.
Otimização da cadeia de suprimentos: Previsões de demanda e otimização de estoque estão sendo aprimoradas com a IA, resultando em uma gestão de transporte mais eficiente.
Oportunidades práticas aplicadas ao varejo
Automação de processos: A automação de processos no varejo, impulsionada pela IA, oferece diversas oportunidades práticas:
Personalização de produtos e serviços: A personalização é uma das áreas mais promissoras da IA no varejo:
Cases de sucesso
Empresas como Magazine Luiza, Mercado Livre e Amazon já estão colhendo os frutos da implementação da IA. A Amazon Go, por exemplo, revolucionou o conceito de lojas sem caixas, enquanto a Netflix aumentou suas vendas com recomendações personalizadas.
A Mastercard está utilizando IA generativa para aumentar a proteção ao consumidor, analisando e aprovando com segurança 125 bilhões de transações por ano, aumentando as taxas de detecção de fraudes em média em 20%.
Nota: A transformação digital do varejo será um dos temas debatidos no Latam Retail Show 2024. No dia 17 setembro, estarei presente no painel “IA no Varejo: aplicações práticas que estão revolucionando o setor” para compartilhar insights valiosos sobre como a IA está revolucionando o setor. A mesa redonda também contará com a participação de Sam James, Chief Digital Officer do Carrefour Brasil, que trará a perspectiva de uma das maiores redes de varejo do mundo; Felipe Votisch, director of Trade Marketing and Merchandising da Nestlé Brasil, que compartilhará como a IA está sendo utilizada para personalizar as ofertas de produtos da Nestlé; e Alisson Calgaroto, diretor de tecnologia e inovação do Grupo Soma, que discutirá como a IA está sendo utilizada no setor de moda.
Marcelo Antoniazzi é CEO da Gouvêa Consulting.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Copilot