A Apple e o Google perderam batalhas judiciais na União Europeia (UE) nesta terça-feira, 10, após o Tribunal Superior do bloco manter multas bilionárias contra as duas gigantes de tecnologia, em momento em que a UE une esforços para conter supostos abusos das big techs. As decisões marcam uma vitória para a Comissão Europeia.
A Apple deverá pagar até 13 bilhões de euros (US$ 14,35 bilhões) para a Irlanda, além de juros em impostos. Em 2016, o país teria concedido benefícios para a gigante de tecnologia, deixando-a pagar menos taxas do que deveria. No entanto, a empresa afirmou estar “decepcionada” com a decisão, dizendo que “sempre pagou todos os impostos que devia”. “Este caso nunca foi sobre quanto imposto pagamos, mas a qual governo somos obrigados a pagar”, pontuou.
Já o Google terá que pagar uma multa de 2,42 bilhões de euros por antitruste da UE. A empresa da Alphabet, em 2017, teria abusado do domínio no mercado para promover seu próprio serviço de comparação de compras. Um porta-voz do Google também se pronunciou dizendo: “Este julgamento se refere a um conjunto muito específico de fatos. Fizemos alterações em 2017 para cumprir a decisão da Comissão Europeia.
Outras batalhas
Google e Apple também estão na mira do órgão regulador de concorrência do Reino Unido. Naquele país, as investigações sobre as lojas de aplicativos Play Store, do Google, e App Store, da Apple, foram encerradas em agosto à medida que o Estado prepara a entrada de novas regras para os mercados digitais.
Em comunicado, a Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA, pela sigla em inglês) britânica afirmou que espera avaliar preocupações de concorrência relacionadas às lojas de aplicativos das gigantes de tecnologia dos EUA sob um novo regime regulatório, depois que a Lei de Mercados Digitais, Concorrência e Consumidores do Reino Unido foi aprovada, em maio.
Com informações de Estadão Conteúdo (Dow Jones Newswires)
Imagem: Shutterstock