Smartphones lideram lista de presentes para o Dia das Crianças em todas as faixas etárias

A data é esperada com expectativa por 80,5% por público infantil

Dia das Crianças

Indicativo de uma sociedade cada vez mais conectada, os smartphones seguem sendo o presente mais esperado pelas crianças e adolescentes brasileiros entre 3 e 18 anos de idade para o Dia das Crianças. Os aparelhos lideram a preferência com 24,8% (índice que sobe para 31% na faixa entre 13 e 18 anos). O estudo foi realizado pela Kids Corp, martech especializada no público menor de idade e famílias.

Os vale-presentes figuram o segundo lugar da lista (17,8%), seguidos por tênis (16,7%), índice que se eleva a 21,5% na faixa entre 13 e 18 anos. 14,3% desejam jogos eletrônicos, item que alcança o interesse de 18,2% do público entre 6 e 12 anos. Entre 3 e 5 anos ganham destaque as bonecas (25,7%) e os bonecos de ação (17,9%).

“O Dia das Crianças é especialmente relevante para o target, pois é uma data em que elas são protagonistas e expressam seus gostos sabendo que há alta probabilidade de que sejam atendidos. Isso nos ajuda a identificar com bastante clareza aspectos aspiracionais do segmento”, explica Demian Falestchi, fundador e CEO da Kids Corp.

A data é esperada com expectativa por 80,5% das crianças e adolescentes, com 51,3% indicando ter muito desejo de que a data chegue. Entre as crianças menores (3 a 5 anos), registra-se um entusiasmo generalizado (92,4%), com 68% tendo muita e 24,4% bastante vontade de vivenciar a data.

O nível de interesse se reduz significativamente entre os adolescentes de 13 a 18 anos, faixa em que quase 40% têm pouco (21,4%) ou nenhum desejo (16,9%) em relação a data.

Do total de entrevistados, 30,7% esperam receber 1 presente na data, 48,5% esperam ganhar entre 2 e 4 presentes, enquanto 19,8% têm a expectativa de ganhar mais de 4 presentes.

Youtube é a marca preferida das crianças

O YouTube lidera o ranking geral de marcas preferidas pelos entrevistados, com 13% das menções, seguido por Roblox e Nike (8% cada), Adidas e McDonald’s (7% cada), Netflix e PlayStation (6%) e Disney (5%).

A empresa de vídeos também encabeça a lista de marcas nas quais o público infanto-juvenil confia (24%), seguido por Netflix (23%), Adidas (21%), Coca-Cola (20%), Google (19%), Disney (18%), Samsung e McDonalds (17% cada), Nike (16%), All Star e PlayStation (13%), Amazon, Apple e Danone (12%) e Danoninho (11%).

As marcas de tênis prediletas das crianças são a Nike (27%), Adidas (23%), Olympikus (12%) e Converse (11%). As propagandas prediletas são as assinadas por McDonald’s e Coca-Cola (10%), YouTube (8%), Adidas (7%), Disney e Nike (6%).

O principal canal em que as campanhas foram assistidas é o YouTube (52%), seguido de TV aberta (23,4%) de sites na internet (20,8%), TikTok (19,4%) Instagram (18,2%), TV a cabo (15,8%) Facebook (10,4%), aplicativos (8,1%) e vídeos dentro de games (6%).

O comportamento online também foi alvo de pesquisa do estudo. Os canais de YouTube prediletos do público infanto-juvenil no Brasil são Minecraft (11%), Luccas Neto (10%), Você Sabia (7%), Whindersson Nunes (7%), Maria Clara & JP (7%), Felipe Neto (7%), Manual do Mundo (6%), Crescendo com Luluca (4%), Gato Galactico, Barbie, Nobru, Peppa Pig, AuthenticGames e Renato Garcia (com 3% cada) e Pocoyo (2%).

Luccas Neto lidera a lista de influenciadores prediletos, com 21% das menções, seguido por Whindersson Nunes e Felipe Neto, com 14% cada um, Minecraft (13%), Maria Clara & JP (12%), Você Sabia (11%), Gato Galactico e Galinha Pintadinha, com 8% cada, Crescendo com Luluca (7%), Manual do Mundo, Enaldinho, Coisa de Nerd e Virgínia Fonseca, com 6% cada; e AuthenticGames e NOBRU, com 5% cada.

Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile