A Domino’s revelou avanços significativos em suas operações durante o último dia do BConnected, evento de gestão e redes de negócios e franquias da América Latina, realizado pelo Grupo Bittencourt, em São Paulo. A Mercado&Consumo foi media partner e fez uma cobertura especial do evento.
Atualmente, 60% dos pedidos da empresa no Brasil são feitos online, e as unidades digitais estão se destacando no mercado, apresentando vendas quatro vezes maiores do que as lojas tradicionais.
A empresa implementou uma tecnologia de geolocalização que permite ao cliente indicar sua localização aproximada no mapa do aplicativo. Essa solução, disponível desde o ano passado, visa facilitar a entrega em locais sem endereço fixo. “Com essa solução, conseguimos entregar onde a pessoa estiver. Estamos fazendo vários estudos para simplificar a vida do cliente”, afirmou Bruno Oliveira, IT Director da Domino’s.
Para melhorar a experiência na retirada, a Domino’s lançou uma solução para iOS e Android que permite ao cliente fazer o pedido enquanto se dirige à loja, garantindo que a pizza esteja pronta assim que ele chegar. Oliveira também destacou o uso de veículos robôs, frota elétrica e drones em alguns países como parte de suas estratégias de entrega.
Em maio de 2023, a empresa introduziu uma Inteligência Artificial de análise preditiva nos Estados Unidos. “A loja começa a produzir a pizza antes mesmo do cliente terminar de fazer o pedido”, explicou. Isso permite que a loja antecipe a demanda com base em dados históricos.
A Domino’s conta com mais de 250 lojas no Brasil e possui um volume de vendas que, segundo Oliveira, “pode encher 50 Maracanãs com o volume que vendemos de pizza.”
Além disso, a empresa utiliza inteligência artificial para otimizar operações administrativas e de marketing. O Copilot, uma de suas ferramentas, ajuda na criação de apresentações e na melhoria de dashboards, facilitando o acompanhamento de métricas essenciais.
A digitalização das lojas, apoiada por tecnologias de inteligência artificial, tem se mostrado eficaz. “As unidades que possuem toda essa integração vendem quatro vezes mais do que as outras lojas”, destacou Oliveira.
A Domino’s também está testando um piloto para aumentar a conversão de vendas com cartão de crédito, alcançando atualmente 71,5%, um aumento em relação aos 63% anteriores.
Por fim, a companhia conseguiu reduzir o tempo médio de entrega de 35 minutos para 20 minutos. “Sempre nos desafiamos a entregar mais rápido e sem perder a qualidade”, concluiu Oliveira.
Imagem: Mercado&Consumo