Impacto da “fusão cultural” como impulsionadora de conexões verdadeiras no varejo

Campanha Lancôme x Louvre foi filmada no Museu do Louvre com nomes como Zendaya

O varejo é vivo e sempre se renova. Vivemos atualmente um novo momento de transição no varejo, relacionado com a forma como os consumidores se relacionam com as marcas. Cresce um comportamento de consumo mais infiel, mais questionador, o “smart consumer”. E, com isso, aumenta a pressão e o desafio para criar conexões mais fortes e verdadeiras entre marcas e consumidores, que rompam esses paradigmas.

Impacto da "fusão cultural" como impulsionador de conexões verdadeiras no varejo

Como criar conexões mais fortes entre marca e consumidores?

Há vários aspectos que atraem e conectam, mas há um que vem ganhando força: a fusão cultural. Trabalhar conexões embasadas no lifestyle, naquilo de que as pessoas são fãs e admiram.

Há uma pluralidade de temas que possibilitam gerar ligações mais fortes com consumidores, mas é importante ressaltar que a verdadeira fusão cultural vai além de uma ação pontual, além de uma collab momentânea, por exemplo. Tem relação com o propósito da marca, o que é forte nela e ligado à essência do lifestyle proposto, criando, assim, uma simbiose de excelências.

Lancôme: beleza, arte, game, moda

A nova linha Lancôme x Louvre é um bom exemplo. Transborda o conceito de que a “beleza é uma arte viva”, que tem afinidade forte com ambas as pontas.

A fusão cultural é tão forte nessa ação que, além da camada da arte, há simbiose também com o mundo dos games, com uma experiência imersiva gamificada, o “happiverse“, onde é possível criar um avatar, explorar artes do Louvre, ganhar prêmios e comprar produtos experenciados.

Uniqlo: moda, game, anime, arte, pop culture

A Uniqlo, uma das maiores redes de fast fashion do mundo, trabalha fortemente em suas coleções com o mundo oriental sua origem combinada com universos de game, anime, arte.

Earvin “Magic” Johnson & Nike Jordan

Em janeiro de 2024, será realizada a NRF Retail’s Big Show, em Nova York (EUA). Na edição desse ano, além das tradicionais apresentações de varejistas e tendências, haverá a palestra de Magic Johnson, que recentemente entrou para a lista de bilionários da Forbes, e também de Marcelo Trevisan, senior director global planning da Nike Jordan. São dois ícones do basquete que usam sua imagem e lifestyle para gerar negócios com conexões verdadeiras.

A Nike Jordan é um forte exemplo de simbiose de excelência, indo além do esporte, conectando fortemente com cultura pop.
Bruce Dickinson

Ainda em Nova York, logo após a NRF 2024, no Retail Executive Summit da delegação da Gouvêa Experience, haverá também um encontro com Bruce Dickinson, debatendo com os participantes sua evolução de persona do entretenimento para o mundo dos negócios.

Essas inspirações são muito relevantes. Marcas conectadas com os movimentos da arte, filmes, games, esportes, música e gastronomia, entre outros pontos de estilos de vida, contribuem para impulsionar conexões verdadeiras e gerar negócios mais sustentáveis.

Karen Cavalcanti é sócia-diretora da Mosaiclab, área de inteligência de mercado da Gouvêa Ecosystem.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagens: Shutterstock e Reprodução

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