O Boticário amplia estratégia de expansão no atacarejo e dobra o número de lojas sustentáveis

Em São Paulo, marca reafirma compromisso com a agenda ESG, que já reutilizou 180 toneladas de plástico na iniciativa

Como parte da estratégia de expansão de O Boticário no setor de atacarejo, a marca acaba de inaugurar a centésima loja sustentável em Guaianases, na zona leste de São Paulo. A iniciativa reforça o compromisso com a agenda ESG da empresa, que já reutilizou mais de 100 toneladas de plástico acumuladas até o lançamento da unidade, provenientes de parte das embalagens de produtos coletados pelo Boti Recicla, programa de logística reversa que coleta embalagens de cosméticos e produtos de beleza de qualquer marca.

Com crescimento de 53% só no último ano, o projeto planeja, até o final de 2025, alcançar 150 unidades, totalizando a reutilização de 180 toneladas de plástico. Esse volume será reintroduzido no ciclo produtivo, reduzindo, assim, a extração de matéria prima virgem da natureza.

Para Rafael Marconi, diretor-executivo de Franquias do Boticário, ao adotar esse modelo, a marca não apenas amplia a presença no mercado, mas também reforça a conexão com o público, oferecendo uma experiência de consumo mais sustentável e acessível.

“Atualmente, mais de 70% das lojas sustentáveis do Boticário estão localizadas em atacarejos, um segmento que combina alto volume de vendas com preços competitivos, atendendo a um público variado. As lojas sustentáveis são um marco na nossa estratégia, permitindo que os consumidores encontrem nossos produtos em locais de grande circulação, ao mesmo tempo em que reforçamos nosso compromisso com a agenda ESG“, afirma Marconi.

Como as estruturas são projetadas

As lojas sustentáveis utilizam plástico reciclado em parte de sua estrutura. Cada unidade é projetada para ser 50% mais leve e 40% mais eficiente termicamente em comparação aos containers tradicionais, contribuindo para a redução de consumo de energia.

Esse modelo utiliza a chapa sustentável, matéria-prima inédita utilizada nos mobiliários, produzida a partir de materiais de baixa reciclabilidade, como isopor e tecido. A iniciativa, pioneira no mercado, foi desenvolvida em parceria com a Mão Colorida, empresa especializada em projeção e construção de pontos de venda.

O Boticário amplia estratégia de expansão no atacarejo e dobra o número de lojas sustentáveis
Foto/Divulgação

A escolha de plásticos ABS e EPS na construção das lojas não apenas reduz o impacto ambiental, como também aumenta a durabilidade e a performance técnica das unidades, já que as estruturas construídas com o material têm uma vida útil mais longa e resistem a danos durante o transporte e a instalação. Além disso, a cada nova unidade inaugurada, aproximadamente 2 toneladas de resíduos sólidos reciclados são incorporadas à construção.

Conveniência e sustentabilidade

Este modelo de loja surgiu em 2020, com a primeira unidade aberta em São José do Rio Preto, no interior paulista. Foi projetado para expandir a presença do Boticário em mercados estratégicos, como o atacarejo, onde o fluxo de consumidores é intenso e o apelo por conveniência e sustentabilidade é crescente.

O investimento vai ao encontro de dados da Associação Brasileira dos Atacadistas de Autosserviço (ABAAS), segundo a qual, em 2023, sete em cada dez brasileiros realizaram compras em unidades de atacarejo, evidenciando o potencial de capilaridade desse formato.

O crescimento está alinhado com a estratégia de capilaridade da marca, presente em 90% das unidades federativas do Brasil.

Boti Recicla

O Boti Recicla está no centro dessa transformação. A operação, criada em 2006, conta, atualmente, com mais de 4 mil pontos de coleta espalhados pelo Brasil. Para estimular o descarte correto, o Boticário oferece descontos a partir de R$150 reais em compras nas lojas físicas para quem entregar três ou mais embalagens de produtos (de qualquer marca do setor de cosméticos), em qualquer loja física.

“A loja sustentável carrega, em sua essência, os claims de sofisticação do varejo, na medida em que se ajusta para chegar até o consumidor onde ele estiver. Desde o início do projeto, em 2020, temos crescido exponencialmente, e este ano estamos quase dobrando o número de lojas sustentáveis em comparação ao ano anterior. Acreditamos firmemente nesse modelo e continuaremos focados em sua expansão nos próximos anos”, destaca Marconi.

As embalagens devolvidas por consumidores e revendedores nos pontos de coleta são enviadas e doadas para as cooperativas homologadas no programa, que realizam a destinação correta, enviando para a reciclagem. Além disso, parte destas embalagens vazias são transformadas em projetos internos no Grupo Boticário, como por exemplo, na construção das lojas sustentáveis.

Imagens: Divulgação

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