Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Seis em cada dez bares e restaurantes não recuperaram as vendas pré-pandemia

Pesquisa aponta que endividamento caiu de 55% para 48% dos estabelecimentos

  • de Redação
  • 3 anos atrás
Mais de 60% dos bares e restaurantes não recuperaram as vendas pré-pandemia

Mesmo com a retomada do setor, 63% dos bares, restaurantes, cafés e lanchonetes ainda não recuperaram as vendas em relação ao período pré-pandemia. Segundo a nova pesquisa da série Covid-19 realizada em parceria entre Associação Nacional de Restaurantes (ANR), a Galunion Consultoria e o Instituto Foodservice Brasil (IFB), outros 37% disseram ter superado a receita no mesmo período.

Realizado entre os dias 1º e 28 de novembro, o levantamento contou com 560 empresas de diversos perfis de redes a independentes, que representam 15.512 lojas.

Um dos destaques da pesquisa é a redução do endividamento das empresas, que passou de 55% em setembro para 48% em outubro. Entre os entrevistados, 78% disseram ter dívidas com os bancos, enquanto 48% estão com tributos em atraso.

“A boa notícia é que temos uma pequena melhora de alguns indicadores, como o número de empresas endividadas. Mas o processo de recuperação será longo. E ainda vivemos momentos de muita apreensão com o aumento de casos de covid-19 na Europa e a chegada dessa nova variante”, afirma Fernando Blower, diretor-executivo da ANR.

A pesquisa mostrou ainda que 53% dos bares e restaurantes esperam terminar com aumento do lucro em relação a 2020. Outras 20% disseram que seguem em estabilidade e 17% com prejuízo.

Para Paulo Camargo, presidente do IFB, a pesquisa mostra uma retomada gradual do setor, porém, algumas áreas ainda precisam de atenção para retornarem ao estágio da pré-pandemia. “Um ponto relevante é a consolidação dos canais de vendas digitais no foodservice. A pandemia acelerou essa tendência e agora os operadores devem estar mais atentos a esse novo desafio nos próximos anos”, diz.

Desafios para 2022

Entre os principais desafios para 2022, os destaques são atrair novos cliente e crescer nas vendas (68%) e a inflação (64%).

Para Simone Galante, CEO da Galunion e responsável pela pesquisa, 2022 começará como perspectivas mais positivas, embora haja ainda algumas incertezas. “Entre os eventos do final de 2021 e o Carnaval, devemos sentir a retomada do turismo, a continuidade da vacinação e o retorno mais amplo ao trabalho presencial, incentivando não somente o consumo pelos encontros sociais, mas também do almoço de conveniência”, diz.

Simone reforça que a inflação nos ingredientes e as dívidas geradas pela pandemia são fatores que demandarão muito foco e gestão neste momento.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, Foodservice, Notícias, Varejo
  • Tags: alimentaçãoBrasilclienteClientesconsumidorconsumidoresconsumocoronavírusCOVID-19dívidaEconomiaFaturamentoinvestimentoonlinepandemiapré-pandemiaserviçosvarejistaVarejistasvarejovariantevendas

Conteúdo Relacionado

Galípolo diz que IOF não deveria ser usado para arrecadar

de Redação 3 de junho de 2025

Produção industrial tem alta de 0,1% de março e acumula alta de 1,5% no ano

de Redação 3 de junho de 2025

Superintendência-Geral do Cade aprova sem restrições fusão entre Petz e Cobasi

de Redação 3 de junho de 2025

Gasolina fica 5,6% mais barata para distribuidoras e deve impactar inflação

de Redação 3 de junho de 2025

Collabs criativas se tornam caminho para a diversificação de portfólio e o alcance de público

de Felipe Mario 3 de junho de 2025

Datas sazonais no varejo: confira cinco estratégias de trade marketing para impulsionar as vendas

de Opinião de Mercado 3 de junho de 2025

Granado inaugura loja focada em seu catálogo de perfumaria no Iguatemi São Paulo

de Redação 3 de junho de 2025

Do Brasil para o mundo: o que aprendemos na NRA 2025 sobre tecnologia, experiência e o futuro do foodservice

de M&C Media Labs 3 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile