Alckmin anuncia Marcela Carvalho como secretária executiva da Câmara de Comércio Exterior

A servidora foi secretária-adjunta de desenvolvimento do MDIC, chefe da assessoria internacional e chefe da área de Comércio Exterior do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão

Regulamentação do Mover deve ser publicada até o fim do mês, diz Alckmin

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, anunciou Marcela Carvalho como secretária executiva da Câmara de Comércio Exterior (Camex), órgão vinculado à Pasta. Marcela é servidora da carreira, analista de comércio exterior do MDIC, é graduada em relações internacionais pela Faculdade Integrada do Recife (PE) e mestre em Desenvolvimento e Comércio Internacional pela Universidade de Brasília (UnB).

A servidora foi secretária-adjunta de desenvolvimento do MDIC, chefe da assessoria internacional e chefe da área de Comércio Exterior do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

“Marcela possui ampla experiência em política comercial, política industrial e inovação e retorna à chefia da Camex com a missão de contribuir para a modernização e ampliação de nossa política comercial, por meio de um diálogo amplo e construtivo com a iniciativa privada e a academia, ao lado de Tatiana Prazeres e de Andrea Macera”, informou Alckmin na postagem.

Indústria como protagonista da economia

Alckmin afirmou nesta quarta-feira, 4, em cerimônia no Palácio do Planalto, que a indústria brasileira precisa urgentemente retomar o protagonismo na economia e expandir a participação no Produto Interno Bruto (PIB). Segundo ele, a reindustrialização é essencial para o desenvolvimento sustentável, sob o prisma da justiça social que a legitima.

“As mudanças climáticas, o pós-covid e guerra na Europa indicam a necessidade de uma política de reindustrialização com participação do setor produtivo, da academia, da sociedade e do setor externo. É imperativo a redução de emissão dos gases estufa e apoio ao baixo carbono, privilegiando energias limpas. O Brasil será o grande protagonista do processo de descarbonização da economia mundial”, disse Alckmin.

Ele ainda declarou que o investimento tecnologias para integrar o Brasil cadeias globais de valor indústria é essencial. Segundo ele, para cada R$ 1 investido na indústria, a economia ganha 2,43 vezes mais, com impactos positivos em todos os setores da economia.

Com informações de Estadão Conteúdo (Gustavo Porto)

Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile