“O Consumo e o Varejo na Sociedade 5.0” será o tema deste ano do Latam Retail Show Congresso & Expo, mais importante evento de varejo e consumo da América Latina, que está marcado para ocorrer entre os dias 14 e 16 de setembro no Expo Center Norte, na zona norte da capital paulista.
A expectativa é reunir grandes líderes de diversos segmentos para compartilhar com o público suas experiências e debater as transformações que as novas tecnologias podem gerar nos negócios. Serão ações presenciais, virtuais e híbridas.
“O evento será todo adaptado para o contexto da pandemia e trará novidades na distribuição de pessoas e espaços”, afirma Beth Furtado, CSO da Gouvêa Experience, empresa que faz parte da Gouvêa Ecosystem, promotora do Latam Retail Show.
Tecnologia na mesa de debates
A tecnologia vai permear não só o formato, mas também estará no centro dos debates. O objetivo, segundo a executiva, é mostrar como ela pode ser bem usada no universo do consumo e do varejo. Assim, temas como a Internet das Coisas, a Realidade Aumentada, a Inteligência Artificial, o marketing preditivo e as novas experiências dos consumidores nas lojas físicas serão colocados na mesa.
Os inscritos poderão acompanhar o conteúdo em seis espaços divididos por temas, além de participar de mentorias com agendamento prévio e visitas a varejistas. “Uma das novidades deste ano serão os duetos, em que representantes de áreas distintas poderão debater. Nesses momentos, poderemos ter um profissional de Recursos Humanos, por exemplo, cara a cara com um de Operações, o que vai tornar a experiência muito rica”, exemplifica Beth Furtado.
Outro objetivo, segundo ela, é dar destaque a entidades ligadas a questões de diversidade e a empresas que estão absorvendo mulheres nas posições de liderança, além de compartilhar histórias.
‘Negócio com super poderes’
A Sociedade 5.0 é tema de um artigo escrito pela própria Beth Furtado no e-book “O mercado, o consumo e o varejo pós-pandemia”, lançado em janeiro pela plataforma Mercado&Consumo e que está à venda na Amazon. “5.0 em Consumo significa sua empresa e seu negócio com super poderes para ampliar resultados”, escreve ela na publicação.
O assunto também é tema do primeiro episódio do podcast “A Voz do Especialista”, da Mercado&Consumo. No programa, assim como no artigo, a executiva faz uma comparação entre o que a tecnologia nos permite vivenciar hoje e o que os personagens do desenho animado Os Jetsons usufruíam.
Nascido em 2015, o Latam Retail Show se tornou, neste período, o completo e relevante evento de varejo e consumo da América Latina. Foram mais de 850 horas de conteúdo, 250 palestrantes e 50 mil visitantes nos últimos anos.
Imagem: Bigstock