Carrefour diminui incidentes em 30% após implementar câmeras corporais em lojas

Estratégia da rede completou um ano e abrange todas as lojas Carrefour, Atacadão e Sam’s Club de todo o país

Carrefour diminui incidentes em 30% após implementar câmeras corporais em lojas

Um ano após a implementação das câmeras corporais em todas as suas lojas, o Grupo Carrefour Brasil viu o número de incidentes reduzir em 30%, demonstrando a eficácia do equipamento para a segurança dos colaboradores e clientes. Com um total de 4 mil câmeras em operação, distribuídas entre cerca de 6 mil profissionais, incluindo fiscais de prevenção e seguranças terceirizados – a iniciativa abrange as lojas das bandeiras Carrefour, Atacadão e Sam’s Club de todo o País.

“Nosso compromisso é trabalhar intensamente para que as interações em nossos espaços aconteçam em um ambiente seguro e inclusivo. As câmeras fazem parte de uma lista de ações que, juntas, permitem termos esses resultados. Os compromissos do Grupo com a inclusão, a diversidade e a responsabilidade norteiam a estratégia de negócios da companhia de maneira transversal. Além de aumentar a segurança dos clientes e colaboradores, percebemos que o uso das câmeras teve impacto na cultura da empresa”, afirma Marcelo Tardin, VP de Transformação, RH e Jurídico do grupo.

Segundo pesquisa interna, 87% dos profissionais afirmaram que as câmeras melhoraram a interação com os clientes e reduziram conflitos. Além disso, 86% destacaram o aumento da segurança nas lojas e 74% dos participantes disseram sentir-se mais protegidos no dia a dia de trabalho. Os dados comprovam que o equipamento permite um acompanhamento mais amplo das atividades nas lojas do Grupo, contribuindo para a prevenção de casos de violência, discriminação e racismo, protegendo colaboradores e clientes.

O Carrefour Brasil investiu R$16 milhões na implementação do projeto, tornando-se a primeira empresa do país a adotar câmeras corporais em larga escala no setor de segurança. O processo, conduzido em quatro meses, contou com equipamentos desenvolvidos com tecnologia de ponta, adaptados às necessidades específicas das operações do grupo.

Entendendo a importância do projeto para o setor, dado o impacto que sentiu em sua operação, o Carrefour lançou uma cartilha com informações sobre como qualquer outra empresa pode implementar as câmeras corporais em sua operação. O material reúne boas práticas relacionadas à coleta, armazenamento e uso de dados, além de reforçar o compromisso com a construção de relações de confiança entre a empresa, seus colaboradores e os clientes.

“O objetivo do Grupo Carrefour Brasil, com a cartilha, é compartilhar com outras empresas do setor privado a nossa experiência e incentivar que ações deste tipo sejam cada vez mais frequentes. Percebemos um impacto positivo em toda a nossa operação, de clientes e colaboradores que se sentem mais seguros para desempenhar as suas funções e queremos dividir isso com o mercado”, finaliza Tardin.

Imagem: Divulgação

Sair da versão mobile