Cresce para 73,9% o número de brasileiros que consomem jogos eletrônicos

A porcentagem representa um aumento de 3,8% em relação ao ano anterior

brasileiros

Cerca de 73,9% dos brasileiros consomem jogos eletrônicos. A porcentagem representa um aumento de 3,8% em relação ao ano anterior e foi divulgada na edição de 2024 da Pesquisa Game Brasil (PGB). Para 85,4% dos brasileiros, os jogos são considerados uma de suas principais fontes de diversão.

O perfil de jogadores também se tornou mais diverso. Negros (11,2%) ou pardos (41,2%) totalizam 52,4%, mais da metade dos participantes. O número de mulheres jogadoras representa um montante de 50,9%, em comparação com os 49,1% dos homens.

A faixa etária também foi destaque na pesquisa: pessoas entre 30 a 34 anos e de 35 a 39 anos estão fazendo um uso maior de jogos eletrônicos.  De acordo com os pais, os adolescentes não ficam atrás, com 70,2% de menores de 15 anos jogando desde a sua infância até os dias atuais.

“Não podemos parar somente no aspecto do consumo. É fundamental que o Brasil, que hoje corresponde a cerca de 1,5% do mercado consumidor global, possa também ocupar um lugar de destaque na produção. Nessa seara, somos somente 0,2% do mercado produtor global. É uma diferença importante e que demanda a união da iniciativa privada, da academia e dos governos para ser superada”, afirma Márcio Filho, presidente da Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do Estado do Rio de Janeiro (Ring).

Realizado entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024, o 11º relatório foi desenvolvido pelo SX Group e Go Gamers, em parceria com a Blend New Research e ESPM, com participantes de todos os estados e o Distrito Federal.

Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile