ESG no BBB: tema ganha foco na casa dos brothers

Programa inclui regras para coleta do lixo dentro da casa e ajuda na conscientização sobre sustentabilidade

Marcas no paredão: benefícios e prejuízos de uma grande exposição como no BBB

Que o Big Brother Brasil (BBB) é a “vitrine mais vigiada do Brasil”, com publicidade espalhada em cada canto da casa, não há dúvidas. Nos últimos anos, o reality show também tem se mostrado um importante propagador de ações de sustentabilidade

Signatária do Pacto Global da ONU, a TV Globo traz para o programa alguns compromissos da sua agenda ESG e gera visibilidade para o tema, que está em alta no ambiente corporativo, mas que ainda precisa ser mais conhecido pela população em geral.

Entre as ações de sustentabilidade realizadas no programa nos últimos anos estão aquelas voltadas principalmente para a causa ambiental. A casa dos brothers já teve água de reúso nos banheiros, captação de água de chuva, energia limpa e renovável. 

Na edição de 2023, o foco está na coleta do lixo. Os participantes serão premiados com estalecas – a moeda interna do jogo – de acordo com a qualidade do lixo que entregam. Eles foram treinados para fazer a coleta seletiva e a compostagem dos resíduos. 

A ação faz parte de uma agenda mais ampla da Globo, que há alguns anos vem implementando melhores práticas de gestão ambiental, tendo inclusive se tornado uma empresa Carbono Zero em 2019. 

A iniciativa está alinhada com dois dos seis compromissos que a Globo fez em sua agenda ESG: o compromisso 1, que é “produzir e distribuir conteúdos em sintonia com a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento social e ambiental”; e o compromisso 4, que é “valorizar e proteger a biodiversidade, promover a consciência ambiental e respeitar os limites naturais do nosso planeta”.

Exemplo

O incentivo ao tratamento correto do lixo na casa mais vigiada do Brasil também tem o objetivo de ensinar pelo exemplo.

“Ao implementarmos ações de sustentabilidade no BBB, com todo o seu potencial de repercussão na TV aberta, streaming, canais pagos e redes sociais, incentivamos também o público a colocar em prática pequenas mudanças que, no fim do dia, fazem grande diferença para o planeta e beneficiam toda a humanidade”, diz o diretor do Centro de Serviços Compartilhados da Globo, Mauricio Gonzalez

A mesma percepção tem a liderança da Braskem, empresa que é parceira da Globo na iniciativa. “Atitudes como essa são importantes para inspirarmos a sociedade. Estamos muito empolgados em fazer parte dessa jornada inédita e potente de conscientização do consumidor”, afirma Ana Laura Sivieri, diretora de Marketing e Comunicação da Braskem.

Virou meme

O ESG também apareceu nos debates sobre o BBB logo no início desta edição de 2023. E nesse caso o foco não estava no “E” de environmental (ambiental), mas de no “S” de social. O tema ganhou o público quando o programa divulgou a lista de participantes, entre eles Sarah Aline, que é uma das anônimas da competição, e que trabalha como analista de diversidade, uma profissão em alta nas empresas mais preocupadas com o ESG.

Nas redes sociais, a informação virou meme e debate sobre o que seria uma pessoa que “analisa a diversidade de uma empresa”, uma excelente brecha para discutir a importância desse profissional. Com a polêmica, o Google registrou um aumento repentino de busca pela expressão “analista de diversidade” e pela pergunta “o que faz um analista de diversidade?”

Com ações intencionais como a regra da coleta de lixo ou mesmo com situações não planejadas como a polêmica da profissão, o reality show levanta a bola do ESG e leva o tema para milhares de telespectadores. Bem na linha do que planeja o diretor-presidente da Globo, Paulo Marinho, que garantiu que o tema aparecerá cada vez mais na emissora. No dia em que a Globo se tornou signatária do Pacto Global da ONU. 

“Há anos apoiamos a mobilização em prol de causas relevantes para a sociedade, por meio do jornalismo, do esporte, do entretenimento e de nossa atuação institucional. A partir de agora, vamos articular as iniciativas, de forma unificada, definindo metas assertivas e transparentes e, principalmente, visão de longo prazo”, diz Marinho.

Com informações de Varejo com Causa.
Imagem: Shutterstock

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