Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Foodservice

Estudo mostra que consumo de bebidas alcoólicas é menor entre jovens da geração Z

Segundo a pesquisa da MindMiners, brasileiros estão mudando hábitos e preferindo bebidas mais saudáveis

  • de Redação
  • 1 ano atrás
Estudo mostra que consumo de bebida alcoólica é menor entre jovens da geração Z

A população mais jovem, representada pela geração Z, nascida entre a segunda metade da década de 1990 e o ano de 2010, está consumindo menos bebidas alcoólicas em comparação com as gerações anteriores. Essa é uma das conclusões do estudo “O dossiê das bebidas”, realizado pela MindMiners.

O estudo traz uma série de insights sobre a relação dos brasileiros com as bebidas, revelando as principais necessidades e preferências dos consumidores. E mostra que os mais jovens estão escolhendo bebidas mais saudáveis – o que tem modificado de forma geral os padrões de consumo e, consequentemente, impulsionado a inovação na categoria. A tendência está relacionada principalmente à falta de interesse (58%) e ao sabor das bebidas (35%).

“A pesquisa nos mostra que, em meio a uma mudança de paradigma onde a saúde e o bem-estar ganham destaque, a Geração Z emerge como uma força impulsora dessa transformação, reduzindo o consumo de bebidas alcoólicas e optando por estilos de vida mais equilibrados. No entanto, paradoxalmente, são os membros dessa geração os mais suscetíveis à influência da publicidade e abertos a experimentar novas marcas e tipos de bebidas alcoólicas, juntamente com a Geração Y”, comenta a especialista da MindMiners Flávia Rodrigues.

O estudo foi realizado por meio da plataforma de consumer insights da MindMiners e ouviu 3 mil respondentes de todo o País. A pesquisa revelou que 45% da Geração Z consomem a categoria. Entre os millennials (nascidos após o início da década de 1980 até, aproximadamente, a primeira metade da década de 1990), o consumo de bebida alcoólica foi declarado por 57%. Entre a geração X (nascidos entre 1965 e 1981), por 67%; e, entre os baby boomers (entre 1945 e 1964), por 65%.

O levantamento da MindMiners também mostra que, entre todos os entrevistados, independentemente da geração, 57% consomem bebidas alcoólicas e, entre as categorias mais populares, a cerveja é a líder, sendo a preferida de 44%. Logo depois vêm o vinho, com 37% das preferências; os destilados, com 36%; os produtos “ready to drink” (prontos para beber), com 26%; e outras opções somam 24%.

Desejo por redução no consumo de álcool

A pesquisa mostra que 43% dos entrevistados que consomem bebidas alcoólicas hoje querem reduzir esse uso. Isso se nota, principalmente, entre aqueles que já o fizeram nos últimos 12 meses. O que motiva a mudança e redução do consumo, segundo a MindMiners, é o desejo pelo cuidado com a saúde e a busca por qualidade de vida.

Esses dados revelam um panorama promissor para a categoria de cerveja sem álcool, que tem crescido no Brasil e mundo afora. Para 82% dos entrevistados, essa é uma opção interessante por se tratar de uma bebida mais “familiar”.  Além disso, 47% dos respondentes já experimentaram cerveja sem álcool.

“É interessante notar que a maioria dos conhecedores dessa categoria são consumidores regulares de bebidas alcoólicas, destacando um potencial para ampliar o alcance da cerveja sem álcool entre esse público. A associação entre cerveja sem álcool e atividade física, observada em 88% dos conhecedores da categoria, sugere uma percepção de saudabilidade e compatibilidade com um estilo de vida ativo, o que pode impulsionar ainda mais sua popularidade”, afirma Flávia Rodrigues.

Existe, ainda, a disposição dos consumidores de pagar mais por bebidas que promovem benefícios à saúde, revelada por 57% dos respondentes.

Você tem sede de quê?

A busca por saúde por meio de escolhas conscientes é o principal motivo para o não consumo de bebidas alcoólicas, de acordo com a pesquisa. Os dados mostram que 74% dos respondentes consomem bebida à base de leite, enquanto 70% ingerem suco, sendo 58% suco natural da fruta. Para 84%, a água é considerada a bebida mais importante para a saúde física. Esses consumidores destacam a ênfase na hidratação e nos benefícios associados à ingestão adequada de água para o organismo.

Por outro lado, há uma conscientização significativa sobre os efeitos prejudiciais de certas bebidas. A crença de que sucos industrializados e refrigerantes são prejudiciais à saúde é compartilhada por uma parcela significativa da população, sendo apontada por 59% e 67% dos entrevistados, respectivamente. Isso indica um aumento na preocupação com os ingredientes artificiais, açúcares adicionados e outros aditivos presentes nesses produtos.

Insights do estudo da MindMiners:

Os principais insights da pesquisa da MindMiners, estão os seguintes:

  • 60% gostam de experimentar novas marcas e tipos de bebidas alcoólicas;
  • 41% das pessoas alteraram o volume de consumo nos últimos 12 meses; 33% declararam ter diminuído a ingestão de alcoólicos, enquanto 8% afirmaram ter aumentado;
  • 43% das pessoas entrevistadas não consomem bebidas alcoólicas. Mais da metade porque não tem interesse, 34% por não gostarem do sabor dessas bebidas, 30% porque não gostam dos efeitos do álcool, 19% porque querem melhorar a qualidade de vida e 17% por questões religiosas;
  • 58% experimentaram cerveja sem álcool por curiosidade, enquanto 14% devido ao uso de medicamentos restritivos e 11% por causa do álcool e a direção;
  • 58% experimentaram drinks prontos por curiosidade;
  • 57% afirmam que pagariam mais caro em bebidas que oferecessem benefícios à saúde, principalmente entre as mulheres, e 66% declararam que gostam de bebidas com ingredientes mais naturais;
  • 86% dos respondentes acreditam que o material da embalagem é importante para manter o sabor e/ou a qualidade das bebidas;

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, Foodservice, Indústria, Notícias
  • Tags: alimentaçãobebidasbebidas alcoólicasBrasilclienteClientescomérciocomportamentoconsumidorconsumidoresconsumoEconomiaempresasfoodserviceGeração Zindústriajovensmercadomercado&consumonegócios

Conteúdo Relacionado

Pix lidera em número de transações em 2024, mas TED segue na frente em valores

de Redação 19 de maio de 2025

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

de Redação 19 de maio de 2025

Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios gaúchos

de Redação 19 de maio de 2025

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

de Aiana Freitas 19 de maio de 2025

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

de M&C Media Labs 19 de maio de 2025

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

de Marcos Gouvêa de Souza 19 de maio de 2025

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

de Larissa Féria 19 de maio de 2025

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

de Redação 19 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile