O Índice de Desempenho do Food Service (IDF), divulgado pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB), registrou crescimento nominal de 1,4% em fevereiro de 2025. Descontada a inflação medida pelo IPCA, o índice aponta retração de 5,3% no desempenho real do setor.
Segundo o IFB, fatores de calendário influenciaram os resultados, como a ausência de um dia útil em relação a 2024, devido ao ano bissexto, e a mudança do feriado de Carnaval, que em 2025 ocorreu em março, enquanto em 2024 foi em fevereiro. O fechamento do primeiro trimestre, previsto para abril, trará uma análise mais precisa ao desconsiderar efeitos sazonais.
Regionalmente, o desempenho variou. O Norte e o Centro-Oeste tiveram alta de 7,3% e 7,0%, respectivamente. O Nordeste apresentou crescimento de 3,7%. O Sudeste registrou queda de 0,9%. A análise de mesmas lojas aponta recuo de 0,5%, indicando redução no volume de vendas em pontos de venda já existentes.
No acumulado de janeiro e fevereiro, o crescimento nominal foi de 3,8%, enquanto o crescimento real ficou em 1,9%. O delivery respondeu por 22,7% das vendas em fevereiro. O segmento de centros comerciais cresceu 7,3%, e lojas de rua, 3,9%.
O número de estabelecimentos teve variação positiva de 1,7% na comparação anual. Foram abertas 19 lojas em fevereiro, sendo 7 em centros comerciais e 12 de rua. No mesmo período, 40 lojas encerraram as atividades. O ticket médio alcançou R$ 45,60, com alta de 5,94%, acompanhando a inflação anual do setor, que foi de 5,9%. O volume de transações caiu 3,1%.
“O setor de food service segue demonstrando resiliência, mas o impacto da inflação e a redução no volume de transações indicam que os desafios ainda não foram superados. Precisamos de estratégias inovadoras e maior eficiência operacional para garantir uma retomada sustentável”, afirma Ingrid Devisate, vice-presidente executiva do IFB.
“Os empresários precisam estar atentos às mudanças no comportamento do consumidor e focar em otimização e digitalização para manter a competitividade. A inovação será o diferencial para quem deseja crescer em um mercado cada vez mais desafiador”, completa Devisate.
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