Apesar de enviar uma quantidade maior de comunicações internas em comparação com outros setores de mercado, o engajamento dos funcionários do setor é menor, com uma taxa de visualização de 35,5%, 7 pontos percentuais abaixo da média geral, que beira os 42%, segundo o relatório setorial da Comunicação Interna no Varejo, produzido pela startup Comunica.In.
O relatório revelou três pontos de atenção: o primeiro é a dificuldade em manter uma comunicação clara e consistente, o que pode resultar em confusão e fragmentação de informações importantes para a equipe, tais como uma nova promoção nas lojas ou o lançamento de um novo produto.
Para fazer uma personalização mais aprofundada nos comunicados, é preciso ter uma equipe diversificada, levando em conta a função e área de atuação de cada colaborador. O último ponto é a falta de acesso à informação, que pode resultar em uma equipe desinformada e, consequentemente, na prestação de um serviço de baixa qualidade.
“Nesse mercado, manter um bom fluxo de informações é essencial. Ter influência é de suma importância para que os resultados do negócio sejam atingidos, impactando em indicadores diretos de vendas, gestão de estoque, adesão a promoções e correções de rota”, diz Felipe Hotz, CEO do Comunica.In.
Apesar de o canal mais usado para comunicação interna ser o e-mail, a maior taxa de abertura de comunicados é o WhatsApp, com 50,31%. “É preciso acompanhar os hábitos de consumo dos colaboradores para entender qual o melhor caminho para distribuir as informações”, completa Hotz.
A pesquisa foi feita a partir da análise de 4.892 comunicados enviados para 61.615 colaboradores no segundo semestre de 2022.
Como melhorar comunicação
De acordo com pesquisa da consultoria McKinsey, a falta de acesso a informações relevantes é uma das principais causas de baixa produtividade no varejo. Em média, os funcionários gastam 1,8 hora por dia procurando informações, o que representa 9,3 horas por semana.
Segundo o relatório, existem diversas formas de solucionar o problema de comunicação interna. O uso de variáveis para personalizar a comunicação, a utilização de canais instantâneos como o WhatsApp e a seleção cuidadosa das informações para evitar sobrecarga são algumas das soluções.
As empresas também podem segmentar os envios de acordo com equipes, cargos e áreas específicas, como vendas, estoque e atendimento ao cliente, para garantir que os comunicados sejam mais precisos e eficazes.
“A comunicação interna eficaz é uma das chaves para o sucesso de uma empresa no mercado e, com a evolução da tecnologia, as organizações precisam adotar uma abordagem mais holística e baseada em dados para melhorar sua comunicação interna”, diz Hotz.
De acordo com o executivo, a utilização de indicadores-chave de desempenho (KPIs) e a análise de dados podem ser uma boa estratégia para tomar decisões mais embasadas e eficazes em uma empresa.
“A implementação da metodologia de KPIs e o embasamento das tomadas de decisões em dados e indicadores-chave podem ser grandes aliados. No setor de varejo, assim como em outros segmentos, é fundamental que as empresas estejam atualizadas com as últimas tendências de comunicação para permanecerem competitivas”, finaliza o CEO da empresa.
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