Marcas de luxo vêm construindo seus estoques de roupas digitais no último ano, à medida que os usos para roupas digitais e NFTs se expandiram. Engajar-se com os clientes através de projetos de NFTs mais aprofundados, como a vinculação à sustentabilidade, está se tornando uma prioridade.
Segundo o portal de moda Glossy.co, no dia 7 de julho, a Prada lançou sua segunda coleção NFT, com 50 peças físicas que ficaram disponíveis por 24 horas e farão parte de uma corrida limitada de designs Prada de arquivo reciclados.
A segunda edição trouxe à tona duas prioridades para a Prada nos últimos dois anos: referências de arquivamento e esforços de circularidade. A primeira corrida de NFTs Prada foi oferecida gratuitamente com a compra de uma camisa física por US$ 1.300. Cem NFTs, projetados com o artista Cassius Hirst, estavam disponíveis. Ambos jogam na iniciativa “Timecapsule” da marca, que vende produtos físicos e NFTs correspondentes, ou gêmeos figitais.
“O Timecapsule é um evento online mensal. Durante 24 horas, na primeira quinta-feira de cada mês, um item exclusivo [será] disponibilizado em prada.com em quantidades muito limitadas, em mercados selecionados”, disse um porta-voz da Prada.
Cada item timecapsule de edição limitada está associado a um número de série único e é entregue em embalagens personalizadas. “Como tal, há uma sinergia entre a tampa do Tempo Prada e a escassez e desejabilidade dos NFTs”, disse o porta-voz da marca.
Como a peça física não é produzida a partir de novos tecidos, mantém o compromisso da marca com a sustentabilidade, após seus lançamentos de Re-nylon a partir de 2019 que utilizam apenas fibras reutilizáveis de nylon.
James Sun, fundador da plataforma de negociação premium Mint NFT, disse que ficou claro que as marcas de luxo querem atrelar NFTs e o metaverso em tudo o que fazem. “Uma das coisas que procuramos é uma empresa de moda de visão de futuro, especialmente [em como elas] relacionam seus lançamentos estratégicos ao metaverso e digital”, diz.
Projeto de rewilding
Outras marcas como Guerlain também usaram essa abordagem para desenvolver seus lançamentos de NFT. Cerca de 2.000 “cryptobees” 1828, representando o ano em que a marca foi fundada, foram lançadas em março deste ano.
O lançamento foi associado a um projeto de rewilding centrado em áreas específicas de terra na reserva natural Vallée de la Millière, na França. A mudança parece fazer parte de uma estratégia mais ampla para colocar a sustentabilidade no centro da identidade das marcas.
Imagem: Robert Way / Shutterstock.com