Venda B2B: aponte para as necessidades mais urgentes!

Venda B2B: aponte para as necessidades mais urgentes!

Parece senso comum nas vendas B2B mirar as necessidades mais urgentes dos seus clientes. No entanto, trabalhando com dezenas de empresas de médio e grande porte, nós, especialistas em consultoria, invariavelmente vimos muitas empresas negligenciando este fato.

É muito comum empresas trabalharem seus “prospects” por segmento, porte, personas, geografia, número de empregados, receita anual, anos de atuação, parâmetros bem estruturados e que são importantes, mas que de alguma maneira deixam de lado o que as empresas têm de dor mais urgente a resolver e que poderia resultar em resultados mais imediatos para os clientes.

Ou seja, buscar identificar as reais e urgentes necessidades dos seus clientes. Juntar toda informação necessária das reais necessidades dos seus clientes requer olhar além dos seus parâmetros típicos, passando por ter a iniciativa em falar sobre elas com seus clientes. O propósito é identificar “dores” não reveladas que impactam a produtividade ou ainda a sobrevivência deste negócio, como, por exemplo:

  1. Frustração de ações tomadas recentemente que não foram endereçadas corretamente e que poderiam acelerar o negócio.
  2. Objetivos claros, consistentes, razoáveis e mensuráveis foram estabelecidos? Os objetivos mudaram recentemente?
  3. O que está emperrando o negócio? Qual é a magnitude destes impactos?
  4. Em termos de ambiente o negócio, está experimentando alguma consolidação da indústria, algum cenário diferente está por vir?
  5. Quanto a tecnologia e automação, qual foi o impacto sentido em sua organização que pode impedir o seu desenvolvimento em comparação com seus concorrentes?

Esse “assessment” ou diagnóstico prévio é vital para a identificação das necessidades mais urgentes de um cliente e que podem ser classificadas ou priorizadas por impacto e ordem de necessidade.

  1. Aqueles com necessidades mais urgentes. Conseguimos priorizá-los no mercado em que atuamos atuando principalmente com este grupo?
  2. Necessidades não tão urgentes. Conseguimos convencer este grupo de clientes de que suas necessidades são urgentes?
  3. Necessidades já trabalhadas. Há espaço para rever, repensar o que foi endereçado, realizar uma revisão?
  4. Aqueles que não enxergam as necessidades. É possível convencê-los do quão necessárias determinadas ações são importantes para o desenvolvimento do negócio?

Importante para qualquer estratégia de vendas é testá-la. Testar novos parâmetros pode levar ao sucesso da equipe de vendas, direcionando de maneira mais precisa os esforços nesta área.

Treinamento focado em desenvolver esse novo “approach” também é essencial, instrumentalizando o olhar além dos parâmetros usuais para mirar as reais necessidades do cliente e, de fato, um olhar muito mais centrado no cliente e suas dores reais.

Jean Paul Rebetez é sócio-diretor da Gouvêa Consulting.
Imagem: Shutterstock

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