Quem teve a oportunidade de ler meu último artigo – como os gerentes de loja podem superar desafios do varejo carioca – já pôde perceber o enorme potencial que o mercado de varejo carioca possui, impulsionado especialmente pelo setor de turismo, que anualmente recebe cerca de 6 milhões de visitantes, o equivalente ao quantitativo populacional da cidade, de acordo com o último censo realizado pelo IBGE em 2022.
Importante ressaltar também que o Estado do Rio de Janeiro possui a terceira maior renda per capita do país com o valor de R$ 2.367 – ficando atrás apenas de São Paulo e o Distrito Federal, que ocupam o segundo e primeiro lugar no ranking – enquanto a média nacional é de R$ 1.893.
Esses e outros fatores têm atraído novos investimentos e apostas na cidade, como o caso que ocorreu esta semana, no qual Iguatemi e BB Asset compraram uma parte do shopping center Rio Sul, localizado no coração da Zona Sul do Rio de Janeiro e área privilegiada da cidade. O mercado local oferece muitas oportunidades de retorno para os lojistas, mas sempre enfrentou uma série de desafios, deixando claro que ainda há um caminho a ser percorrido entre as oportunidades ofertadas e o processo de aprendizado do empreendedor carioca em efetivamente conseguir aproveitar essas oportunidades de negócios.
“Expansão do Iguatemi neste momento é muito positiva. Demonstra confiança num mercado que sempre é desafiador como o carioca. Bom como demonstração de confiança e aumento da concorrência por lá”, declarou Marcos Gouvêa de Souza, fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, ecossistema de empresas especializadas em varejo, marketing e distribuição, sobre o retorno das operações do Iguatemi à cidade do Rio de Janeiro após 12 anos.
Atenção lojistas cariocas! O que isso significa? Se as pessoas não estão comprando com você, estão comprando com o seu concorrente. E vou além! Se os números e oportunidades estão claramente na mesa para serem aproveitados, me questiono se o empreendedor carioca está utilizando as melhores estratégias para efetivamente agarrar essas oportunidades ou se simplesmente está “deixando dinheiro na mesa”.
Como Carioca da Gema que sou, deixo alguns questionamentos aos nossos queridos empreendedores lojistas, líderes do varejo carioca e profissionais do setor de uma forma geral (avalie e responda com sinceridade pois esta é uma reflexão muito importante): quantas vezes você entrou em uma loja no Rio de Janeiro e nem sequer foi cumprimentado pelo vendedor? Perguntou algo sobre o produto e o vendedor não soube responder ou deu uma resposta superficial? O vendedor te atendeu como simplesmente cumprisse com a obrigação que aquela atividade impõe para que pudesse garantir a remuneração no final do mês?
Será que se você tivesse recebido um atendimento encantador, que fizesse te sentir especial, você não teria consumido mais ou até mesmo consumido naquela loja? Quantas vezes saiu de uma loja sem comprar por ter recebido um atendimento ruim ou até mesmo não ter recebido atendimento algum? O que questiono aqui são pré-requisitos básicos, que ainda estão muito longe de questões como propósito e posicionamento de marca, por exemplo, mas que são essenciais para conduzir uma operação de varejo tendo o básico bem-feito.
E isso passa também pela falta de resposta e demora no retorno das mensagens via canais digitais. Ter uma experiência profundamente integrada entre mundo físico e digital é ponto crucial para o varejo nos dias de hoje.
Os dados demonstram que o fluxo de pessoas está garantindo e que há dinheiro para ser direcionado às compras na sua loja. Mas o que será que está faltando para você melhorar seus resultados de vendas?
Faça o exercício de olhar as suas lojas de dentro para fora. Como está a qualidade do seu atendimento? Seu time de vendas domina o conhecimento sobre produtos e serviços e oferece um atendimento que faz o olho do cliente brilhar? Quem entra na sua loja ou faz contato com a sua empresa por meio de qualquer canal precisa criar uma conexão com as pessoas, com a marca e com o ambiente. Esse é o primeiro passo para o encantamento e para o estímulo que vai fazer o cliente comprar com você, com maior frequência e volume.
Você pode oferecer um atendimento premium e uma experiência exclusiva, mesmo se não for uma marca com posicionamento no mercado de luxo. Conheça o perfil do seu cliente e o que ele valoriza para promover essa transformação no seu negócio de forma assertiva. Crie, teste, pergunte, aprimore e evolua sempre.
Quando a operação e o seu time tornam-se mais receptivos aos olhos do cliente, você potencializa as oportunidades de vendas que já existem na sua loja. Com uma atmosfera envolvente, um mix de produtos adequados, uma loja bem abastecida e o time de atendimento plenamente treinado, é preciso olhar também para fora, definindo ações de comunicação e marketing que vão potencializar seus resultados.
Trazer mais clientes para uma operação com muitas necessidades de estruturação pode acabar sendo um desperdício de tempo, dinheiro e recursos, ou seja, um desperdício de todo o seu investimento. Além de perder oportunidade de ter seu posicionamento mais bem trabalhado com esse novo grupo de clientes que você passou a atrair, com os quais não estava se comunicando anteriormente.
Como estão as coisas no seu negócio? Preparado para lidar com a concorrência e fazer realmente um bom trabalho que vai potencializar o seu negócio? Se você não está preparado, seu concorrente pode estar. Afinal, oportunidade de venda não falta por aqui.
Iguatemi é reconhecido por oferecer um serviço de excelência e de alto padrão aos seus clientes. Esse movimento no mercado gera muitas oportunidades, altas expectativas e olhos atentos para os próximos passos de como essa gestão será conduzida. Além de provocar a necessidade e o desejo nos concorrentes de fazer cada dia mais, melhor e mais rápido, o que traz inúmeros benefícios para os clientes e para o mercado local de uma forma ampla.
Portanto, Iguatemi, seja bem-vindo de volta!
Roberta Andrade é diretora de Educação Corporativa e sócia da One Friedman
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo
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