Amazon pode comprar fatia em unidade de varejo de Ambani

A Reliance Industries, do bilionário indiano Mukesh Ambani, ofereceu vender uma participação de cerca de US$ 20 bilhões em sua unidade de varejo para a Amazon.com, segundo uma pessoa com conhecimento do assunto.

A Amazon tem conversado sobre investimentos na Reliance Retail Ventures, unidade do conglomerado, e manifestou interesse em negociar um possível acordo, disse a pessoa.

A Reliance Industries, com sede em Mumbai, está disposta a vender uma participação de até 40% da subsidiária para a Amazon, disse a pessoa, que pediu para não ser identificada.

Se o acordo for em frente, não só criaria uma gigante do varejo na Índia, mas também tornaria Jeff Bezos e Ambani, o homem mais rico da Ásia, aliados em vez de rivais em um dos mercados de consumo que crescem mais rápido no mundo. Por US$ 20 bilhões, o acordo seria o maior já fechado na Índia e também pela Amazon, de acordo com dados compilados pela Bloomberg.

As ações da Reliance Industries subiram para cotação recorde. Os papéis avançaram 7,1% em Mumbai – o maior ganho desde 22 de abril -, elevando o valor de mercado da empresa acima de US$ 200 bilhões. A empresa teve o melhor desempenho do índice S&P BSE Sensex, que subiu 1,7% quinta-feira.

Na Índia, onde muitas pessoas ainda fazem compras em pequenas lojas, o negócio pode ser a maneira de a Amazon reconhecer que precisa de um parceiro com forte presença local. Para a Amazon, a Reliance forneceria um componente físico às suas ambições na Índia, onde as compras online ainda respondem por uma parcela minúscula do mercado de varejo, estimado em US$ 1 trilhão.

Complementar

“O negócio seria muito complementar, baseado nos pontos fortes de ambos os lados”, disse Utkarsh Sinha, diretor-gerente da Bexley Advisors, em Mumbai.

A Amazon não tomou nenhuma decisão final sobre o tamanho do possível investimento e as negociações podem não prosseguir, disse a pessoa. Um representante da Amazon não quis comentar.

Com informações do portal Bloomberg.
* Imagem reprodução
Sair da versão mobile