Mais da metade (55%) das contratações de enablers – empresas de prestação de serviços que oferecem soluções focadas em alavancar vendas e pós-vendas em grandes datas do varejo – estão num período de até três meses anteriores às grandes datas do varejo. Segundo uma pesquisa feita pela Google, com 500 empresas do setor, uma em cada três (29%) é efetuada em menos de 30 dias – entre as pequenas e médias empresas, o índice de contratação em até um mês é ainda maior (37%).
Quando perguntados sobre os gatilhos para a contratação de serviços dos enablers, a urgência é novamente o motivo mais apontado (55,4%), devido a fatores imprevisíveis como aumento de preço, problemas de serviço e insatisfação. Cerca de um terço (32,7%) contratam baseado na confiança da marca; enquanto 27% decidem nos momentos de planejamento da empresa (anual ou semestral).
Segundo a pesquisa, os três principais serviços contratados são gestão financeira (apontada por 23% dos entrevistados), sistemas de marketing (20%) e plataforma de e-commerce (19%).
“O tempo até a tomada de decisão varia entre os contratantes, mas é importante notar que o processo decisório pode ser alongado e levar alguns meses – o que reforça a importância do trabalho com antecedência para o momento de sazonalidade”, afirma Artur Mazin, Head de Negócios para Médias Empresas do Google Brasil.
Sobre quais são os desafios para contratação de enablers, mais da metade das empresas (52%) aponta a dificuldade em comunicar-se com eficiência (tomar decisão final, comunicar-se com fornecedores e obter aprovação do time). Já 40% destacam o desafio de encontrar informações sobre fornecedores e comparar preços.
Informações de fornecedores
Segundo a pesquisa, 42% dos varejistas buscam no Google e YouTube por informações na hora de contratar esse tipo de fornecedor. Além disso, o fato de 33,2% dos respondentes preferirem reuniões presenciais mostra que é importante se atentar à jornada de compra de ponta a ponta, desde a experiência do site até depois do fechamento do negócio.
O estudo aponta, também, que quanto maior a empresa, mais eles procuram informações online. Enquanto 43% dos MEIs têm a indicação de conhecidos próximos como principal canal de informação, 69% das empresas com mais de 500 funcionários buscam informações nas redes sociais.
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