Que tal gamificar o onboarding da sua empresa?

Episódio 8: Conhecendo os benefícios de um onboarding gamificado

Que tal gamificar o onboarding da sua empresa?

Neste oitavo episódio da série sobre os benefícios da gamificação no ambiente corporativo, vou explorar mais detalhadamente a gamificação no onboarding, que é onde a mágica acontece.

A acolhida, a primeira impressão e o engajamento que conseguimos no onboarding vão dar o “tom” da nossa história com esse novo talento, que está chegando para agregar e para sentir-se pertencente e feliz.

Eu ousaria dizer, sem nenhum medo, que estamos falando de uma ferramenta poderosa para atrair e reter novos talentos, reduzir a rotatividade e melhorar muito o desempenho das pessoas.

Fundamentando o que foi dito acima, a gamificação utiliza mecânicas de jogos que mesclam desafios, recompensas, simulações do dia a dia e dinâmicas de integração e união, que irão engajar os novos colaboradores.

E esse engajamento acontece principalmente por qual motivo? Porque as mecânicas de jogos motivam, despertam o interesse, impulsionam pela competitividade e pelo desejo de alcançar os desafios, pelo bem-estar que elas provocam no ambiente, e pelo caráter divertido e recompensador.

E que mecânicas são essas?

E no onboarding gamificado, quais os maiores benefícios que podemos ter?

Motivação, clareza e reconhecimento são palavras-chave quando pensamos em uma jornada de aprendizagem que seja efetiva e que contribua positivamente para a evolução pessoal e profissional dos colaboradores.

Convido vocês a levar essa magia para o onboarding das suas empresas e, com toda certeza, terão novos colaboradores engajados, motivados e felizes. Encontro vocês no nosso próximo episódio.

Patricia B. Bordignon Rodrigues é CEO Benkyou.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile